one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parlamentares discutem coleta seletiva de lixo nos municípios do Rio

Criado em 01/06/15 22h28 e atualizado em 01/06/15 23h28
Por Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro

A Comissão Especial pelo Cumprimento das Leis da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu audiência pública na tarde desta segunda-feira (1º) na qual debateu questões referentes à coleta seletiva de lixo nos municípios do estado. O objetivo era analisar formas de melhorar os índices de coleta seletiva pelos municípios, em conjunto com as cooperativas de catadores. A coleta seletiva domiciliar representa apenas cerca de 2% do lixo gerado nas cidades fluminenses.

A lei Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) propõe a prática de hábitos de consumo sustentável e instrumentos variados para propiciar incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos, bem como a destinação adequada do lixo não reciclável.

A representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Claudete Costa defende a importância da lei "por englobar todo o papel de um catador de material reciclável". A lei tem como um dos objetivos a integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

Os representantes das cooperativas de catadores relataram que ao contrário do que a lei estabelece, os municípios não têm contratado asa cooperativas para fazer a coleta seletiva. O representante do município do Rio de Janeiro, Custódio da Silva Chaves, relatou que não há inclusão de catadores na coleta seletiva da capital fluminense. “O que a gente tem é supérfluo. Nós, catadores do município do Rio, pedimos ao Tribunal de Contas da União e à prefeitura que se faça um esclarecimento do percentual de coleta seletiva na cidade”, revelou.

O coordenador do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, Ary Moraes, exibiu os benefícios da contratação de cooperativas de catadores, comparada à contratação de empresas para o serviço. Ele mostrou como o custo de utilizar cooperativas de catadores é menor e como a produtividade aumenta. Ele citou o exemplo da cidade de Itaúna (MG). Lá, quando a coleta é feita por empresas a produção é de 140 toneladas por mês, e quando tocada por cooperativas de catadores a produção aumenta para 208 toneladas por mês.

Moraes explica que isso ocorre porque os catadores são os principais interessados, já que eles vendem o resíduo. Por isso a diferença em relação às empresas. “Não há sentido de o município não contratar uma cooperativa de catadores, porque gera renda, promove educação ambiental e faz inclusão social”, ressaltou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário