one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Patrus: destinação de terra para reforma agrária na Amazônia não ameaça ambiente

Criado em 24/06/15 20h22
Por Maiana Diniz Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O governo federal destinou hoje (24) 12,7 milhões de hectares de terras da União na Amazônia Legal para regularização fundiária, reforma agrária, criação de unidades de conservação e de uma reserva indígena. A área corresponde a quase três estados do Rio de Janeiro e está distribuída na região que engloba nove estados que fazem parte da Bacia Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, disse que o estímulo a agricultura familiar na região não é uma ameaça ao meio ambiente e nem representa expansão da fronteira agrícola do país. “Eu penso que a Amazônia é parte integrante do Brasil, da nossa soberania. Precisamos compatibilizar as diferentes vocações da região. A Amazônia tem também uma vocação agrícola. Conheço bem a região, é uma grande produtora hoje de alimentos. Não podemos fazer de uma região tão vasta e tão rica como a Amazônia um santuário intocável. È preciso compatibilizar a proteção ambiental com o desenvolvimento econômico e social”, defendeu.

A cerimônia de anúncio da medida teve ainda a participação da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A maior parte, 12,3 milhões de hectares, é para reforma agrária e regularização fundiária, 503.667 hectares para conservação ambiental e 2.292 hectares para a criação de novas reservas indígenas.

Patrus Ananias defende que o ordenamento das terras na Amazônia é uma questão prioritária e fundamental para a região, que é vasta e pouco ocupada. “Isso cria uma situação de insegurança, porque temos de um lado as chamadas terras devolutas, que pertencem ao Poder Público, e do outro lado pessoas mais agressivas, oportunistas, que aproveitam disso para se tornarem proprietários dessas terras vazias que pertencem à sociedade brasileira”, disse.

Segundo o ministro, o governo busca um equilíbrio entre a questão ambiental, que reconhece ser fundamental para as gerações futuras, mas também quer que a região se torne produtiva. Para isso, o Programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, está georreferenciando e estudando muito a região para encontrar terras que ajudem os agricultores familiares no processo de reforma agrária. O trabalho também inclui o mapeamento de terras hoje já ocupadas por comunidades e populações tradicionais, como extrativistas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas.

Já a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse que gosta e apoia o projeto por deixar a região amazônica mais próxima da solução de conflitos, muitos deles causados por disputas de terras. “A gente se emociona em resolver um passivo de 40 anos, questões que traduzem qualidade de vida e futuro de maneira sustentável”.

O secretário Sérgio Lopes, da Secretaria Extraordinária de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, do Ministério do Meio Ambiente, lembrou que nas décadas de 1970 e 1980 o governo estimulou a ocupação da Amazônia, mas em muitos casos nunca regularizou a situação. “O governo federal é dono de uma área de 120 milhões de hectares, onde cabe os estados da Bahia e de Minas Gerais, para se ter ideia”, disse. “Quando o programa começou, metade dessa área já estava ocupada e tinha destinação, tendo se tornado área de preservação, reserva indígena ou uma cidade, por exemplo. O programa terra legal atua justamente na metade que ainda não tem destinação”, explicou Lopes.

Para a pesquisadora Brenda Brito, do Imazon, o ordenamento das terras na Amazônia é um passo importante para a região. “Muitas pessoas vivem e produzem na Amazônia Legal há muitos anos sem o reconhecimento da posse das terras. Segundo ela, ao criar condicionantes para quem recebe títulos de propriedade, o Programa Terra Legal pode estimular a preservação ambiental na região. “É preciso acompanhar essa implementação para garantir que os títulos serão entregues a pessoas que realmente têm direito. E depois acompanhar para ver se elas estão cumprindo as exigências legais da região, que já prevê que quem tem floresta na propriedade, precisa manter, e se já tiver desmatada, é preciso replantar”, ressaltou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário