one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Incêndio em favela ao lado e depredação de trem provocaram a paralisação em três linhas da cidade.

Imagem:

Compartilhar:

São Paulo: CPTM não melhora proposta e ferroviários podem entrar em greve

Criado em 02/06/15 20h10 e atualizado em 02/06/15 20h12
Por Bruno Bocchini Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não melhorou as suas duas propostas de reajuste aos ferroviários: a primeira é de aumento de 8,25% a salários e benefícios; a segunda é uma elevação de 10% nos benefícios, um aumento salarial igual a inflação dos últimos 12 meses até março (6,65%), somado 1% de produtividade. O assunto foi discutido na tarde desta terça-feira (2) em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT),

Os trabalhadores chegaram a diminuir a proposta para 9,29% para salários e benefícios. O TRT sugeriu então que a CPTM oferecesse 8,5% a salários e benefícios. Mas a CPTM não alterou as propostas.

O presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Eluiz Alves de Matos, disse, na mesa de negociação, que poderia até defender na assembleia dos trabalhadores a proposta de 8,5%, mas não uma inferior a isso.

Segundo uma estimativa do tribunal, a diferença de 0,25% entre as partes significaria um custo de aproximadamente R$ 2,5 milhões por ano para a empresa, que tem arrecadação diária de aproximadamente R$ 3 milhões.

“Infelizmente, a CPTM não chegou a uma proposta a contento que possa ser apreciada e defendida pelo sindicato na assembleia, agora, às 18 horas. A empresa é intransigente, a data base da categoria é março, estamos há 90 dias na mesa de negociação. Esta é a terceira tentativa conciliatória, infelizmente eles avançaram muito pouco”, disse Matos.

Desde as 18h, quatro sindicatos de ferroviários, o de São Paulo, o da região Sorocabana, o da Central da Brasil e o do Engenheiros, fazem assembleias para decidir sobre a greve, que poderá ter início à meia-noite desta terça-feira.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário