one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sistema de saúde brasileiro garante acesso à população, diz Chioro

Criado em 02/06/15 13h15 e atualizado em 03/06/15 10h03
Por Vinícius Lisboa Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

A Pesquisa Nacional de Saúde mostra que o sistema de saúde brasileiro é "o espaço de acesso garantido à população", avaliou o ministro da Saúde, Arthur Chioro, na manhã de hoje (2), na divulgação da pesquisa. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com o ministério, que deve usar as informações na elaboração de políticas públicas.

A pesquisa mostra que 95,3% dos brasileiros conseguiram obter atendimento médico na primeira vez em que buscaram, e que 97% conseguiram se consideradas também as tentativas seguintes, em um intervalo de duas semanas. Desses atendimentos, 71% foi feito no Sistema Único de Saúde  (SUS), e as unidades básicas de saúde foram consideradas a primeira opção na busca do atendimento por 47,9% da população.

Creative Commons - CC BY 3.0 - IBGE divulga dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013

"Isso se traduz objetivamente num sistema nacional de saúde que, em sua dimensão pública, privada e em toda a sua oferta, é um espaço de acesso garantido à população", disse o ministro, que afirmou que a opinião publicada pela imprensa costuma ter uma visão contrária. "No Brasil, se criou uma imagem de que há uma negativa do atendimento, quando isso não existe. Quem não usa o sistema fica com a impressão de que ele não tem qualidade e nega acesso".

O ministro destacou os avanços no programa de saúde da família no país, que tem mais da metade dos lares cadastrados, e afirmou que atualmente a situação é ainda mais favorável por conta do Programa Mais Médicos. Os dados da pesquisa são de 2013, e a meta do ministério é chegar a 70% de domicílios cadastrados em 2018.

A pesquisa mostra que 17,7% de lares cadastrados, no entanto, nunca receberam visita de profissionais de saúde. Para Chioro, o número está dentro do esperado, porque há diferenças na recomendacão das visitas. Casais jovens e de boa saúde que trabalham durante o dia, por exemplo, não precisam ser visitados, enquanto idosos acamados devem ser visitados todos os dias. "O número está dentro do que a gente considera adequado".

A pesquisa também traz informações sobre a violência no trânsito, e o ministro destacou que é preciso uma ação articulada para conscientizar a população para a o uso de cinto de segurança no banco de trás, e também para o uso do capacete no caso dos motociclistas. O segundo problema é maior no Norte e no Nordeste, onde uso de capacete ficou abaixo do restante do país. "Vivemos uma epidemia de acidentes de trânsito", disse Chioro, que defendeu uma ação articulada do poder público para enfrentar o problema.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário