one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sociedade de geriatria lança campanha de prevenção ao herpes-zóster

Criado em 04/06/15 18h16 e atualizado em 04/06/15 18h34
Por Cristina Indio do Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O brasileiro ainda não tem conhecimento completo sobre as complicações de saúde causadas pelo herpes-zóster, uma infecção viral que provoca vesículas na pele. A conclusão é da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), que lançou nesta quinta-feira (4) uma campanha de esclarecimento da população sobre a doença.

A diretora científica da entidade, Maisa Kairalla, informou que a melhor forma de identificar a doença é por uma consulta médica. Como sinais, ela apontou lesões vermelhas de pele e com a evolução a criação de crostas escurecidas.

O atraso no diagnóstico é um dos maiores problemas. “Em geral as pessoas procuram três médicos para fazer o diagnóstico, então há um retardo que prejudica o tratamento. O que a gente gostaria é que as pessoas pensassem realmente que pode ser herpes-zóster, para ela ser melhor identificada. A pessoa precisa ter lesão de pele e ela coça e dói. Às vezes, a gente pensa que é um inseto ou uma alergia, e na verdade, são sintomas. No início, ela coça bastante e a pessoa procura um médico por isso. O melhor é procurar um médico”, aconselhou, em entrevista à Agência Brasil.

A médica disse que a prevenção pode ser feita por uma vacina que ainda não está disponível na rede pública do Brasil. Além disso, o custo é elevado.

“Essa vacina é apenas privada, custa em média R$ 450 e ainda não está disponível no sistema público. É nova no Brasil, cerca de um ano e há quase dez anos aprovada nos Estados Unidos. É uma vacina com eficácia acima de 70% contra a doença do herpes-zóster e a nossa perspectiva é que no futuro seja adotada por toda a população”, contou.

Maisa Kairalla informou que o tratamento é feito a base de antivirais para tentar diminuir a replicação do vírus e a intensidade da doença.

“O pior do herpes-zóster é uma consequência que ele traz que é uma dor causada pela lesão do nervo onde ele se instalou. Isso pode durar anos e piora a qualidade de vida e reduz a funcionalidade do paciente muitas vezes fica deprimido porque não consegue nem se vestir se for um zóster ocular pode cegar”, explicou.

A doença tem maior incidência em idosos, e é por isso que a vacina é indicada para pessoas a partir dos 50 anos. Segundo a médica, pesquisas dos Estados Unidos, indicam que uma em cada três pessoas desenvolverá herpes-zóster durante a vida, atingindo 50% entre os indivíduos acima dos 85 anos de idade.

Kairalla afirmou que no Brasil não existe um controle do número de pacientes, porque não é uma doença de notificação compulsória. “A gente tem muito retardo no diagnóstico ou não tem o diagnóstico, mas a gente estima que a população brasileira seja próxima dessa daí [das pesquisas americanas]”, destacou.

A médica espera que a campanha seja um alerta para o Ministério da Saúde inclua a vacina no calendário vacinal do país. Atualmente, só as clínicas de vacinação da rede privada dispõem deste tipo de prevenção da doença.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário