one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Volume de água do Cantareira sobe pela quarta vez consecutiva

Criado em 03/06/15 13h59 e atualizado em 03/06/15 14h19
Por Marli Moreira Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Pelo quarto dia consecutivo, aumentou o nível do Sistema Cantareira, manancial que teve a maior baixa hídrica nos períodos de estiagem desde o verão de 2014, prejudicando o abastecimento de água na região metropolitana de São Paulo. Os seis reservatórios que formam o Cantareira operam hoje (3) com 20% de sua capacidade, com alta de 0,1 ponto percentual em relação a ontem, segundo o cálculo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) que não leva em consideração a atual utilização da reserva técnica (água que fica abaixo das comportas).

Na medição que inclui o bombeamento da reserva técnica, o nível está em 15% com um estoque de 196,6 bilhões de litros de água, o que significa que há um deficit 9,3%. Para atingir a superfície do volume útil (água que fica acima das comportas), esse Sistema precisaria receber mais 90,9 bilhões de litros. Mas neste mês de junho, as precipitações já começam a diminuir com a aproximação do inverno, estação mais seca. Segundo a Sabesp, a média histórica do mês é 58,5 milímetros (mm), dos quais já foram registrados 9,9 mm.

Nos demais Sistemas administrados pela Sabesp ocorreram quedas em quatro deles e um permaneceu estável, o Alto Cotia com 67,3 mm. No Alto Tietê, a taxa caiu de 22,2% para 22,1%. No Guarapiranga, de 79,8% para 79,7%; no Rio Grande, de 93,3% para 93% e no Sistema Rio Claro, de 56,4% para 56,2%.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário