one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Centro antiterrorismo vai garantir segurança nas Olimpíadas

Criado em 30/07/15 15h45 e atualizado em 30/07/15 19h15
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A prevenção contra ações terroristas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, no Rio, contará com um centro que vai reunir agentes de segurança do Brasil e de outros países. A informação foi dada hoje (30) por autoridades da área, que apresentaram um planejamento para garantir estabilidade nas competições.

Segundo o secretário extraordinário de segurança para grandes eventos, Andrei Rodrigues, o centro deve ter sua estrutura concluída até o início do ano que vem, para que possa receber profissionais de países parceiros cerca de 15 dias antes do início do evento, em 5 de agosto de 2016. “O investimento é para que tenhamos de forma célere de troca de informação, qualificando a prevenção [ao terrorismo], disse o secretário.

Os países participantes do esforço conjunto, segundo Andrei, são os que "historicamente” já contribuem para o processo de segurança. "Teremos parcerias com países que compõem o sistema Interpol, e com aqueles que poderão trazer informações úteis para a segurança de todos aqui no evento", disse.

O centro antiterrorismo será montado em área próxima dos locais de competição, de acordo com Andrei. Ele disse que a ideia partiu do amadurecimento obtido em eventos anteriores sediados pelo país e, ainda, em missões enviadas a a competições em outros países, como aos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Para o assessor especial para grandes eventos do Ministério da Defesa, general Luiz Felipe Linhares, a ideia de criar o centro antiterrorismo vai favorecer a criação de um protocolo de ações, que, segundo ele, são a “chave de qualquer resposta a uma possível ação terrorista".

O diretor do Departamento de Integração do Sistema Integrado Brasileiro de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura, afirmou que o Brasil já mantém relações com 80 países para a troca de informações. Segundo ele, o acompanhamento do tema é feito de forma "perene" pelos 35 órgãos que compõem o Sistema Brasileiro de Inteligência.

"Todos os países estão interessados e têm boa vontade de trocar informações conosco. Então, uma coisa que temos certeza é que na área de inteligência, estamos bem abastecidos", disse.

Editor Maria Claudia

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário