one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Linha 4 do Metrô do Rio ficará pronta para Olimpíadas, diz Pezão

Criado em 21/07/15 20h40 e atualizado em 21/07/15 22h26
Por Douglas Correa Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Linha 4 do metrô, ligando Ipanema, na zona sul do Rio, à Barra da Tijuca, na zona oeste, estará pronta em junho de 2016, para atender ao público das Olimpíadas Rio 2016, que começam em 5 de agosto do ano que vem.

Segundo o cronograma das obras divulgado hoje (21) pelo governador Luiz Fernando Pezão, o equipamento – conhecido como “tatuzão” – alcança a futura estação Antero de Quental, no Leblon, na segunda quinzena de outubro. A previsão é que até o final de dezembro a máquina chegue ao Alto Leblon, onde será feita a conexão com o túnel que levará o metrô até a Barra da Tijuca.

De acordo com Pezão, as obras estão dentro do cronograma e, em alguns casos, seguem adiantadas, como no Jardim de Alah. “Essa operação não é trivial e o prazo está mantido. A Linha 4 é um importante legado para a população e uma obra de grande complexidade, que emprega 9.200 trabalhadores. Queremos continuar expandindo, porque metrô é qualidade de vida, dignidade e cidadania para as pessoas, afirmou”.
 
Para o "tatuzão" chegar à futura estação Jardim de Alah, parte dela foi preenchida com água para receber o equipamento, uma técnica inédita na engenharia brasileira. A técnica submersa foi utilizada para equilibrar a pressão do terreno e permitir que a máquina continuasse operando em ambiente similar ao que estava, sob o canal.
 
Segundo o gerente de produção do Consórcio Linha 4 Sul do Metrô, Aluisio Coutinho, esta foi a etapa de maior complexidade da obra. “Pela proximidade com o canal do Jardim de Alah, inundamos a estação para diminuir eventuais riscos da operação. Essa técnica foi executada poucas vezes no mundo e no Brasil foi pioneira”, disse.
 
Quando estiver em operação, a A Linha 4 do Metrô vai transportar mais de 300 mil passageiros por dia, retirando das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico. A partir de junho do próximo ano, será possível ir da Barra da Tijuca a Ipanema em 13 minutos; e da Barra ao Centro, em 34 minutos.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário