one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Manifestantes ocupam o Masp em protesto contra redução da maioridade penal

Criado em 07/07/15 20h44
Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Manifestantes ocuparam o vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na região da Avenida Paulista, em protesto contra a redução da maioridade penal. Eles criticam também a manobra utilizada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para conseguir aprovar a medida na semana passada, em primeira votação.

“Já temos um posicionamento contrário à redução da maioridade penal. O que ocorreu semana passada nos indignou e fez com que viéssemos para rua, de modo a pressionar para que esse tipo de situação não ocorra mais”, disse Murilo Magalhães, um dos organizadores da manifestação. Estavam previstos atos também em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília.

No dia 2, a Câmara dos Deputados derrubou a rejeição à redução da maioridade penal e aprovou uma emenda substitutiva, praticamente idêntica ao texto derrubado no dia anterior (1º), reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte.

Estudantes e integrantes de movimentos sociais tentaram chegar ao local, mas foram impedidos pela segurança da Casa. O PT, PCdoB, PDT, PSB, PPS, PV, PROS foram contrários à aprovação. O PSOL entrou em obstrução.

“No primeiro dia de votação, a juventude conseguiu pressionar o Congresso para que não aprovasse a redução. No dia seguinte, Eduardo Cunha manobrou e aprovou. A redução não resolve o problema da violência. Pelo contrário, vai aumentar. Não é verdade que a maioria dos crimes é cometida por pessoas com menos de 18 anos. A maioria é cometida por maiores de idade. Defendemos o emprego do Estatuto da Criança e do Adolescente, que já garante punição em crimes nesses caso”, destacou Magalhães.

A manifestação tomou praticamente todo o vão livre do Masp por volta das 19h15. A Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (Anel), a Central Única dos Trabalhadores CUT e o PCO também participaram do ato, convocado pela internet.

 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário