one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O jogador uruguaio Alcides Ghiggia marca o segundo gol contra o Brasil na final da Copa de 1950, no Marcanã. O resultado que garantiu o bicampeonato para o Uruguai e que colocou o Brasil no vice-campeonato ficou conhecido como Maracanazo

Imagem:

Compartilhar:

Morre Ghiggia, autor do gol que calou o Maracanã na final da Copa de 1950

Criado em 16/07/15 23h52 e atualizado em 18/07/15 16h46
Por Monica Yanakiew Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Alcides Ghiggia, o homem que “calou o Maracanã” morreu nesta quinta-feira (16)  aos 88 anos, em Montevidéu.  O jogador de futebol ainda era lembrado pelo gol que fez há exatos 65 anos do dia de sua morte, que derrotou a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950. Na última Copa do Mundo, em 2014, também no Brasil, os torcedores uruguaios se fantasiaram de “fantasma de Ghigghia” para amedrontar o adversário.

Assista na matéria do Repórter Brasil

“O impressionante do gol de Ghigghia foi o silêncio que reinou no Maracanã na época. Em 1950, os uruguaios que podiam viajar até o Rio para assistir ao jogo eram poucos, comparados aos que foram ao Brasil no ano passado.  E quem ia ter coragem de gritar gooooool num estádio lotado de duzentos mil brasileiros estarrecidos?”, lembra o uruguaio Victor Lancia, de 73 anos, em entrevista a Agência Brasil. Na época, ele acompanhou a Copa, na Argentina, pelo rádio. O próprio Ghiggia costumava dizer que apenas três pessoas conseguiram calar o Maracanã: “O papa, Frank Sinatra e eu”.

José Pepe Mujica, ex-presidente e atual senador do Uruguai, lamentou a morte de Ghiggia que, segundo ele, foi o autor de uma das maiores “façanhas” do povo uruguaio. Ele também assistiu ao jogo numa velha rádio. “Nunca vi tanta explosão e alegria na sociedade uruguaia”, disse Mujica, que comparou a festa da época a outra, comemorando o fim da última ditadura militar.

No Uruguai, a jogada de Ghiggia ficou conhecida como o “Maracanazo”. O jogo em 1950, entre as seleções uruguaia e brasileira, estava empatado em 1x1. Faltando dez minutos para o fim da partida, Ghiggia fez o segundo gol, calando o Maracanã e garantindo ao Uruguai o segundo título mundial.

Ghiggia morreu no 65º aniversário do gol histórico. Em novembro de 2013, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, os uruguaios homenagearam o jogador lotando o Estádio Centenário de Montevidéu para “gritar o gol que nunca foi ouvido”. Na convocação que fizeram por Facebook, os torcedores  explicaram o motivo da homenagem: “Quando Ghiggia fez o gol em 1950, só houve silêncio. Por isso, vamos dar de presente a Ghiggia o grito de gol que ele nunca ouviu”.

Considerado o herói nacional do futebol uruguaio, Ghiggia só jogou doze vezes pela seleção de seu país e fez quatro gols, todos na Copa de 1950.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário