one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Obras no Parque Olímpico da Barra a 500 dias para Rio 2016 - março de 2015

Imagem:

Compartilhar:

Parlamentares vão entrar com ação no Rio para vistoriar obras olímpicas

Criado em 17/07/15 23h49 e atualizado em 18/07/15 12h49
Por Da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Parlamentares do Rio de Janeiro vão entrar com ação no Ministério Público estadual  contra a prefeitura da cidade, por negar autorização para que eles fiscalizem as obras do Parque Olímpico, que vai abrigar as disputas de 16 modalidades olímpicas e nove paralímpicas nas Olimpíadas de 2016.

Os vereadores Renato Cinco e Babá e o deputado estadual Flávio Serafini, todos do PSOL, foram barrados duas vezes na tentativa de vistoriar as obras olímpicas. O Consórcio Rio Mais, responsável por parte das obras do Parque Olímpico Rio 2016, informou que a liberação das visitas é coordenada pela prefeitura e somente quem tem autorização pode entrar no local. Nas duas ocasiões, eles não apresentaram a autorização da prefeitura para visitar as obras.

Flávio Serafini disse que a prefeitura não está deixando outra alternativa senão recorrer ao poder judiciário: “No início da semana, vamos entrar com a ação. Nós temos o direito de acessar áreas públicas para promover a fiscalização”. O deputado afirmou ainda que a comitiva quer ver se há desmatamento nas margens da Lagoa de Jacarepaguá e observar a pressão feita pela remoção dos moradores da comunidade de Vila Autódromo, em Jacarepaguá, zona oeste da capital do estado.

Segundo o deputado, cerca de dois terços da população da comunidade podem ser removidos da área: “Há um projeto definitivo para verificar se há necessidade de alguma remoção. Eles têm o direito de ficar”.

Para o vereador Babá, a prefeitura vem exercendo uma pressão muito grande sobre os moradores da região. "Ainda restam mais de 100 famílias que se negam a sair. Os moradores, mais uma vez, são os que pagam o preço alto", reclamou.

Morador da comunidade há 23 anos, Luiz Cláudio Silva, reclamou que, desde o início das obras, a vida dos moradores virou “um inferno. Não há nenhum respeito com os moradores. A prefeitura começou a fazer pressão psicológica, ameaçando os moradores e dizendo que não ia sobrar nada”.

As obras do Parque Olímpico estão com a terraplenagem finalizada e a pavimentação da via em fase final. No momento, está sendo executada a drenagem superficial (canaleta de bordo) e foi iniciada a execução dos jardins no acesso à instalação. Ainda resta a finalização dos mirantes 1, 2 e 3 – os mirantes 4 e 5 foram concluídos – e o início dos acabamentos, como piso, iluminação e guarda-corpo. O local terá um quilômetro de extensão, com cinco mirantes e dois terraços.

O Parque Olímpico será composto por equipamentos permanentes, integrados ao Centro Olímpico de Treinamento (COT) após os Jogos, e temporários, construídos para a realização dos Jogos e reutilizados em outros equipamentos pós-Jogos. Ele terá 1,18 milhão de m² e 36 mil lugares disponíveis nos três pavilhões esportivos.

O Consórcio Rio Mais conta com um projeto ambiental de recuperação da faixa marginal de proteção (FMP) da Lagoa de Jacarepaguá, que prevê a reestruturação ecológica permanente deste ecossistema nos limites do Parque Olímpico. Com a ação, uma área em torno de 60 mil m² e um perímetro de 1.400 metros será totalmente recuperada com vegetação nativa de mangue e de restinga.

Segundo o consórcio, com a adoção deste plano de recuperação é possível recriar um ecossistema equilibrado e diversificado nesta região. “Os novos manguezais ajudarão a melhorar a qualidade da água, a combater a erosão do solo e, com o tempo, serão criadas as condições para o reaparecimento da fauna”.

Até agora, a recomposição da FMP apresenta, aproximadamente, 35% de avanço. A conclusão final da implantação do projeto está prevista para o primeiro semestre de 2016.

A prefeitura do Rio, até o fechamento desta matéria, não respondeu à solicitação de esclarecimentos feita pela Agência Brasil.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário