one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Parque Nacional da Tijuca completa 54 anos com exposição, passeios e oficinas

Criado em 05/07/15 17h37
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

As comemorações dos 54 anos do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, começaram neste domingo (5), com palestras, oficinas, passeio em trilhas e uma exposição de fotografias. Pela manhã foi oferecida uma Oficina de Manejo de Trilhas e à tarde, após a posse dos conselheiros (titulares e suplentes), foi cantado o parabéns com direito a bolo.

Funcionário do parque há mais de cinco anos, o monitor ambiental Alberto Peterson de Oliveira contribuiu com as fotos para a exposição inaugurada no Centro de Visitantes. Em seus passeios pelas trilhas, ele conseguiu registrar preciosidades da flora e da fauna da maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem.

“Pelo tempo que a gente passa lá dentro, vamos a lugares que poucas pessoas vão e temos mais chances de ver alguns bichos com pouco movimento de pessoas, como as cobras”, comentou ao citar a foto que tirou de um Louva-Deus amarelo. “Nem sabia que existia, nunca tinha visto um Louva-Deus dessa cor”.

A data foi comemorada por um grupo que frequenta o parque mensalmente para atividades de meditação e dança. Maçãs e sementes típicas do ecossistema da Mata Atlântica foram entregues aos visitantes nesta tarde.

“Somos cerca de 40 pessoas e estamos aqui todo o primeiro domingo do mês na Floresta da Tijuca fazendo um trabalho em prol da natureza e para nos reabastecer de energia para enfrentar tudo lá fora”, explicou a idealizadora do grupo, a terapeuta holística Vera Lúcia Alves de Oliveira.

Muitos visitantes não sabiam do aniversário, como o casal Ricardo e Luciana Félix. Eles trouxeram o filho Ricardinho, 9 meses, pela primeira vez ao parque. Ela conta que vinha muito na infância com a família e pretende fazer o mesmo com o filho.

“Vinha muito quando era criança e tenho ótimas recordações. E sempre falo que vinha tanto quando era criança e depois de grande parei de vir. Agora com filhinho vamos voltar a frequentar”, disse Luciana.

O parque tem mais de 4 mil hectares e inclui o Morro do Corcovado, uma das áreas mais visitadas do país, onde fica a estátua do Cristo Redentor. A estimativa é que mais de 3 milhões de pessoas visitem o parque anualmente.

O espaço oferece desde áreas para piquenique e churrascos a voo livre e escalada. Em 1861, D. Pedro II iniciou processo de desapropriação de chácaras e fazendas para reflorestar a região, quase toda devastada pela extração de madeira e plantação de café.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário