one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vereadores do Rio ouvem empresas de comércio eletrônico na CPI das Bikes

Criado em 02/07/15 21h31
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Empresas de comércio eletrônico podem ajudar a coibir a venda de bicicletas roubadas em portais especializados na intermediação de negócios pela internet, de acordo com representantes das empresas Mercado Livre e OLX, e da Câmara Brasileira do Comércio Eletrônico, ouvidos nesta quinta-feira (2) em sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bikes, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

O presidente da CPI, vereador Jefferson Moura (PSOL), sugeriu que os sites de venda criem um campo para identificar os produtos com nota fiscal e também para fornecer o número de registro da bicicleta, gravado no quadro metálico.

De acordo com ele, isso é necessário para investigar se tem alguma bicicleta roubada sendo anunciada, e para garantia do comprador, a maneira mais prática é ter o número de registro. "É algo que entendemos como factível de ser implementado. Vamos fazer uma sugestão formal da CPI para a câmara técnica e os portais”, disse o vereador.

O objetivo da comissão, instalada no dia 12 de junho, é investigar os frequentes roubos de bicicletas na cidade, principalmente modelos mais caros. Um desses casos levou à morte do médico Jaime Gold, esfaqueado por menores de idade no dia 19 de maio, quando andava de bicicleta na Lagoa Rodrigo de Freitas, e morreu um dia depois.

O gerente de Relações Governamentais do portal Mercado Livre, Murillo Laranjeira, disse que o objetivo é colaborar com as autoridades, e ressalvou que o setor tem condições bastante rígidas de controle, pois as regras são claras. "Ferindo isso, após uma análise a gente faz a remoção do conteúdo”, disse ele. O Mercado Livre é a maior empresa do país no setor de intermediação de vendas pela internet, com 150 transações por minuto, segundo Murillo.

A representante da OLX, Anahi Paloma, enfatizou que a empresa não admite qualquer conteúdo ou prática ilícita em sua plataforma. Os termos da empresa são sérios e qualquer conteúdo denunciado é removido da plataforma, declarou. Segundo ela, a audiência foi positiva para demonstrar que "a internet é o pior lugar para veicular este tipo de anúncio, pois a fiscalização é mais fácil e as autoridades podem entrar em contato com as empresas, que colaboram prontamente”, sustentou Anahi.

A CPI das Bikes realizou pesquisa em sites de vendas na internet e constatou que em apenas 10% dos anúncios de peças era emitida nota fiscal. Na venda de bicicletas completas, o índice subia para apenas 20% das ofertas com nota fiscal.

Editor Stênio Ribeiro
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário