one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chesf é condenada por danos a sítios arqueológicos no Ceará

Criado em 18/08/15 20h24 e atualizado em 18/08/15 20h35
Por Edwirges Nogueira – Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) foi condenada a pagar multa de R$ 2,5 milhões por ter sido responsável pela destruição de 11 sítios arqueológicos durante a construção de uma linha de transmissão entre os municípios de Tauá e Milagres, no Ceará.

De acordo com relatórios do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os sítios continham informações sobre a presença de indígenas da etnia Tupi na região Sul do estado.

A condenação é resultado de Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), que, em 2011, começou a reunir informações que responsabilizavam a Chesf pelos impactos da obra nos sítios arqueológicos. Antes disso, a Câmara dos Vereadores de Tauá havia apresentado denúncia e o Iphan havia expedido recomendação à companhia para fazer pesquisa preliminar e verificar o patrimônio a ser preservado.

O texto da sentença, proferida pelo juiz federal Moisés da Silva Maia, da 16º Vara da Justiça Federal no Ceará, diz que as obras foram realizadas sem a presença de uma equipe de arqueologia, o que provocou a destruição dos 11 sítios de forma irreversível.

De acordo com o procurador da República Celso Leal, autor da ação, a etapa de acompanhamento das obras, onde possa haver patrimônio a ser resguardado, faz parte do licenciamento ambiental. "Uma portaria do Iphan regulamenta a compatibilização da fases do licenciamento nos casos em que as obras afetam, de qualquer forma, o patrimônio arqueológico nacional. É feito um levantamento para identificar se existe esse patrimônio e, caso exista, profissionais devem acompanhar toda a a execução da obra para ir resgatando esse material. Isso não foi feito pela Chesf."

O relatório do Iphan, feito a pedido do MPF-CE descreve a presença maciça, em épocas pré-históricas, de grupos Tupi no Sul do Ceará. Eles teria ocupado terrenos com recursos hídricos disponíveis ou pontos estratégicos de defesa, de forma a garantir a sobrevivência dos integrantes.
Segundo o documento, entre os sítios destruídos, havia oficinas líticas, onde populações construíam artefatos utilizando rochas, e sítios cerâmicos, o que comprova a existência de assentamentos ceramistas Tupi-Guarani no estado.

A multa de R$ 2,5 milhões deverá ser investida no restauro do Museu Regional dos Inhamuns, que fica em Tauá; na instalação do Museu de Mauriti, município vizinho a Milagres, no sul do estado, que possui também importantes sítios arqueológicos; e na inclusão de pesquisas arqueológicas no entorno dos sítios atingidos.

Em nota, a Chesf informou que já apresentou recurso à Justiça Federal e que só se pronuncia nos autos do processo. Segundo a nota, o recurso será apreciado pelo Tribunal Regional Federal da 5a Região.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário