one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cinco representantes da sociedade civil tomam posse no Conselho Curador da EBC

Imagem: Divulgação/Conselho Curador

Compartilhar:

Cinco representantes da sociedade civil tomam posse no Conselho Curador da EBC

Criado em 13/08/15 18h16 e atualizado em 21/09/16 11h19
Por Andreia Verdélio Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) deu posse hoje (13) aos cinco novos representantes da sociedade civil no órgão. Enderson Araújo de Jesus Santos, Isaías Dias, Joel Zito Almeida de Araújo, Letícia Luiza Yawanawá e Venício Artur de Lima foram empossados durante a 57ª Reunião Ordinária do conselho para um mandato de quatro anos, prorrogável por mais quatro.

Jovem negro da periferia de Salvador, o novo conselheiro Enderson é articulador de movimentos sociais e criou o grupo de jovens comunicadores Mídia Periférica, que faz comunicação colaborativa. Segundo ele, este é um momento importante de renovação da EBC. “Ter um jovem negro comunicador de periferia, mudar a cara da empresa pública de comunicação, dos veículos. A EBC ganha e a sociedade civil também ganha”, disse.

Para Enderson, é importante abrir mais espaço e mostrar o que está sendo produzido pelos jovens negros de periferia nas comunidades. Ele também é produtor de conteúdos para o programa Câmara Ligada, da TV Câmara Federal, e venceu o Prêmio Laureate Brasil de Jovens Empreendedores Sociais em 2012.

A presidenta do conselho, Ana Fleck, ressaltou a importância da diversidade na formação do conselho da EBC. “O conselho se deu conta de que necessitava estabelecer critérios que realmente atendessem à diversidade. Então estabeleceu cotas para negros, para jovens, para mulheres, essa é uma preocupação do conselho. Então é uma felicidade ver um jovem de periferia, negro, comunicador, fazendo parte dele, acho que é super necessário para dar uma oxigenada”, disse.

Os novos conselheiros foram escolhidos pela Presidência da República entre 15 candidatos, selecionados em edital que, segundo o conselho, buscou garantir a presença de indígenas, de jovens e de pessoas com deficiência, ou com atuação em direitos humanos. A seleção também reservou à população negra 40% dessas vagas e buscou garantir a equidade de gênero entre os escolhidos.

O novo conselheiro Joel Zito também avalia como positiva a presença de diversos segmentos da sociedade civil. Ele é doutor em ciências da comunicação, cineasta e especialista em filmes e documentários sobre cultura negra no Brasil.

“Isso [diversidade] que estamos tendo agora no conselho tem que significar na programação, tem que ter o mesmo sentido na escolha dos repórteres e dos apresentadores [da TV Brasil] e das pessoas que vão ser convidadas a opinar, a falar ou comentar a realidade nacional. Nós temos que aumentar essa representatividade real da diversidade do brasileiro, esse é o desafio que nós temos que ajudar na EBC, através do conselho”, disse Zito.

O Conselho Curador da EBC é o instrumento de participação da sociedade na gestão da empresa pública e é responsável pelo cumprimento de seus princípios e objetivos no Sistema Público de Comunicação. Ele é composto por 22 conselheiros, 15 deles da sociedade civil, quatro do governo federal, um da Câmara dos Deputados, um do Senado Federal e um funcionário da EBC.

O novo conselheiro Isaías Dias atua na defesa da pessoa com deficiência, é membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e diretor da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, na área de respeito às pessoas com deficiência.

Letícia Yawanawá, também empossada hoje, é líder indígena, membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e integrante da Coordenação Indígena da Amazônia Brasileira.

 Venício de Lima é doutor e pós-doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign, nos EUA; professor de ciência política e comunicação da Universidade de Brasília; ex-membro do Conselho de Administração da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto; fundador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política, jornalista e escritor.

Os novos representantes substituirão Daniel Aarão, João Jorge, José Martins, Maria da Penha e Murilo Ramos.

O decreto que designou os novos conselheiros foi publicado no Diário Oficial da União do dia 18 de junho. 

Tags:  Geral
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário