one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Atleta Rosinha dos Santos ganha medalha no Parapan

Imagem: Washington Alves/MPIX/CPB

Compartilhar:

Em Toronto, atletas paralímpicos querem mudar percepção sobre o esporte

Criado em 12/08/15 10h15 e atualizado em 12/08/15 14h53
Por Paulo Garritano e Ivan Richard Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Horas e horas de treino e dedicação em busca de resultados, quebra de recordes e medalhas. Essa é a rotina dos atletas paralímpicos, especialmente nos meses que antecedem grandes eventos esportivos, como o Parapan de Toronto, iniciado na última sexta-feira (7). Exaltando esse profissionalismo, os atletas que estão representando o Brasil no Canadá querem mudar a percepção que grande parte da sociedade ainda tem em relação aos esportes paralímpicos.

A atleta Rosinha dos Santos, da equipe brasileira de atletismo, disse à TV Brasil “estar cansada” de ouvir o discurso de que o esporte é “uma terapia de superação” para as pessoas com deficiência.

"As pessoas precisam enxergar que aqui o atleta com deficiência não é um coitadinho. Aqui, não tem nenhum atleta coitadinho, não. Ninguém aqui tá saindo de casa para conhecer pessoas e superar. Aqui tem atleta de alto rendimento. Igual aos atletas convencionais. O mesmo hino nacional que toca nas Olimpíadas, toca aqui. Todo o atleta com deficiência ou não tem que se superar. Aqui não é só superação", criticou Rosinha.

Para Daniel Dias, multicampeão na natação e considerado o maior brasileiro paralímpico da história, as conquistas ajudam a mudar essa visão. "Somos atletas e ponto final. Eu treino igual ou até mais do que um atleta olímpico. O esporte tem o poder de mudar e vamos deixar esse legado", afirmou.

Daniel Dias disputa os 50m borboleta
Creative Commons - CC BY 3.0 - Daniel Dias disputa os 50m borboleta

 

E quem assiste aos treinos e provas paralímpicas não têm dúvidas sobre o profissionalismo dos atletas. A diferença para os jogos olímpicos ou pan-americanos fica por conta do nome das competições. A origem do termo Parapan vem da junção de paraplegia e olimpíada. Mas com a entrada de outros grupos de deficiência, nas últimas décadas, a explicação mudou. O nome vem da preposição grega para que significa junto ou ao lado. Ou seja, que acontece paralelo aos jogos olímpicos e, portanto, com a mesma importância.

Para o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, a mudança faz todo sentido. "Pelo desempenho, pela performance, pela garra, acho que seria uma grande ideia e vamos sugerir, quem sabe a moda pega, e a gente começa a chamá-los de superatletas que, de fato, eles são”, disse Parsons.

"Deus me fez assim. Acredito que ele tem um propósito para isso e eu fiz uma escolha. Ser feliz e ir em busca dos meus sonhos, então eu escolhi sorrir", acrescentou Daniel Dias.

Depois de quatro dias de competição em Toronto, o Brasil lidera o quadro de medalhas, com 55 ouros, 37 medalhas de prata, e 43 de bronze. Em segundo lugar aparece o Canadá, com 25 medalhas de ouro e 84 no total, seguido pelos Estados Unidos, com 24 ouros e 79 medalhas no total.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário