one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eu não voto em Aécio Facebook

Imagem:

Compartilhar:

Evento contra Dilma no Facebook usa nome falso para atrair participantes

Criado em 06/08/15 17h55 e atualizado em 06/08/15 19h55
Por Portal EBC

Militantes contrários à presidenta Dilma Rousseff criaram nesta quinta-feira (6) um evento no Facebook com nome falso para atrair participantes para manifestações contra o PT marcadas para o próximo dia 16 pelo movimento Vem Pra Rua. Originalmente, a página foi criada com o nome "Eu Não Voto em Aécio Neves!". O evento ficou popular e chegou a ter 67 mil participantes. Mas nesta quinta, o nome foi alterado para "16 de agosto eu vou pra rua #ForaPT".

Logo, os usuários da rede social perceberam ou foram avisados de que estavam em um grupo antipetista, e que haviam caído em uma fraude. Dos 67 mil participantes originais, o evento tinha apenas 48 mil no final da tarde desta quinta. 

Por algum tempo, os organizadores do evento chegaram a mudar o nome da página, mas mantiveram a imagem original.

Eu não voto em Aécio Facebook
Creative Commons - CC BY 3.0 -Divulgação/Facebook

 

A socióloga Mana Coelho, 57, foi uma das estavam incluídas no evento sem querer. Mana diz ter sido avisada por amigos, que suspeitaram da fraude, de que estava confirmando presença em um evento contra o atual governo. "Achei que algum robô podia ter invadido meu computador, mas logo vi que outros amigos também estavam no grupo. Eu lutei pela democracia, vivi a ditadura, nunca iria a um evento como este" diz.

O Portal EBC tentou entrar em contato com os organizadores do evento e com a assessoria do Facebook, mas não obteve respostas até o início da noite desta quinta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário