one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Famílias iniciam desocupação de terreno após reintegração de posse

Criado em 27/08/15 09h59 e atualizado em 27/08/15 10h15
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

As cerca de 75 famílias que ocupavam um terreno na Estrada do Iguatemi, Jardim Pedra Branca, extremo leste da capital paulista, começam a deixar suas casas após a violenta ação de reintegração de posse. Durante a madrugada de hoje (27), alguns moradores se revoltaram e atearam fogo a pelo menos seis carros e um caminhão, além de montar barricadas.

Segundo o Capitão Meira, da Polícia Militar (PM), a desocupação ocorre agora de forma tranquila, com os moradores retirando seus pertences e três retroescavadeiras derrubando algumas casas. A operação deve demorar pelo menos mais quatro horas. Foram disponibilizados 30 caminhões para ajudar na mudança.

A área da Fazenda do Carmo tem 11 mil metros quadrados ocupados por casas de alvenaria e barracos de madeira, mas o terreno inteiro tem 28,5 mil metros quadrados. As famílias vivam há 15 anos no local. A desocupação foi solicitada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano  (CDHU) do Estado de São Paulo, proprietária do local.

A assessoria de imprensa da CDHU informou que existe um projeto para a construção de 170 unidades habitacionais no terreno, destinado a famílias já cadastradas. A previsão é que em outubro seja aberta a licitação para contratação da empresa construtora.

O morador Jorge Fernando da Silva, 37 anos, jardineiro, reclama que as famílias não foram avisadas sobre a reintegração de hoje. “O pior é que a gente não tem nem pra onde ir, é difícil. Foram mais de sete anos vivendo aqui no nosso canto e agora temos que passar por uma situação dessas”, disse enquanto carregava, com dificuldade e sob forte chuva, alguns pertences. Jorge vivia na ocupação com a mulher e dois filhos.

Como não foi informado sobre a desocupação, Jorge lamenta ter perdido muitos de seus móveis e objetos pessoais. “Estou tentando tirar umas coisas que restaram. O que perdemos aqui, o nosso prejuízo, não foi pouco”. De acordo com o capitão Meira, as famílias foram avisadas antecipadamente sobre a ação de hoje.

A desocupação foi acompanhada por agentes do 28º Batalhão da PM. A ordem de reintegração é do juiz Alessander Marcondes França Ramos, da 1ª Vara Cível do Foro Regional 7 de Itaquera.

Editor Graça Adjuto
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário