one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) inicia derrubada de construções irregulares na orla do Lago Paranoá

Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

Governo do Distrito Federal inicia retirada de cercas na orla do Lago Paranoá

Criado em 24/08/15 12h14 e atualizado em 24/08/15 12h45
Por Paula Laboissière* Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) iniciou hoje (24) a derrubada de cercas na orla do Lago Paranoá. A ação começou por volta das 8h na QL 12 do Lago Sul, área nobre de Brasília, e deve atingir pelo menos sete casas da região até o final do dia. As cercas estão sendo derrubadas para a liberação de área de 30 metros a contar da margem do Lago Paranoá. Homens da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) acompanham o processo.

Vão ser retirados muros, cercas, portões e alambrados localizados em área pública e que impedem a circulação na margem do lago.

A desocupação foi determinada por uma sentença judicial de 2011, em resposta a uma ação civil pública do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 2005. Serão mantidos píeres, gazebos e quadras esportivas construídos pelos moradores na faixa de 30 metros, até a conclusão do plano de uso e de recuperação da área, que será feito pelo governo distrital. Não ocorrerão remoções em terrenos escriturados dentro da área de preservação permanente e lotes da União e de embaixadas. A previsão é que os 80 quilômetros da orla estejam livres em dois anos.

A primeira casa a passar pela ação foi a do contador Sérgio Ferreira, 25 anos. Ele e a família decidiram, por conta própria, dar início à retirada da cerca ontem (23). Com a liberação da área determinada pela Agefis, foram removidos um campo de areia e metade de um campo de futebol, além de uma rampa para o acesso direto de embarcações às águas do lago.

"A gente esperou até o último momento [para recuar as cercas], para ver se acontecia alguma coisa", disse. "Não há planejamento dessa área. Eles [governo do Distrito Federal] ainda não sabem o que vão fazer, como vão fazer e de onde vão tirar dinheiro para fazer", completou.

A arquiteta Sabrina Estrela, 38 anos, mora no Lago Sul, e compareceu ao local da ação para "prestar solidariedade" aos demais moradores. Ela reclamou que a área é alvo constante de assaltos e chamou a derrubada de cercas de "teatro".

"Minha casa ainda não está no cronograma, mas estou sendo solidária à essa palhaçada que está acontecendo aqui. Quero saber se o governador vai vir aqui cuidar da gente, colocar segurança", disse. "Se fizessem um parque legal, com playground, eu batia palmas, mas isso não vai acontecer."

Já o observador de aves Tancredo Maia, 68 anos, aprova a medida. Ele contou que, como usuário de áreas verdes e parques em Brasília, sente falta de um maior acesso ao Lago Paranoá.

"Desocupar a área é o mais importante. O que vem daí é consequência. Se tiver um parque projetado, será muito melhor. Se não tiver, não tem problema nenhum. A população se apropria desse espaço se tiver acesso a ela", disse.

*Com informações da Agência Brasília de Notícias

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário