one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Justiça do Rio faz mutirão de audiências de conciliação com clientes e bancos

Criado em 24/08/15 13h19 e atualizado em 24/08/15 13h56
Por Da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) iniciou hoje (24) em sua sede, no centro do Rio, um mutirão de audiências envolvendo consumidores e empresas bancárias, com o objetivo de chegar a um acordo que favoreça ambas as partes e evitar a continuidade do processo judicial. Foram convidados para a tentativa de conciliação pessoas com processos contra bancos em comarcas da capital e da região metropolitana.

O mutirão conta com uma pauta de 400 processos e, destes, a expectativa é de que 70% terminem em conciliação, de acordo com a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJRJ, Claudia Ferreira. Ela também explicou que a iniciativa ajuda a evitar um transtorno tanto para os usuários quanto para as empresas.

"Queremos proporcionar com o mutirão uma possibilidade de diálogo. O tribunal está sobrecarregado e muitos dos processos, aqui, hoje são questões que não teriam necessidade da intervenção de um juiz. Se o encontro termina em conciliação, tanto o cliente quanto a prestadora podem evitar, no mínimo, dois anos de processo na justiça. Todo mundo sai ganhando", disse.

O advogado Yllia Mendes contou que abriu processo contra um banco e, na conciliação, conseguiu que a empresa o indenizasse. "Por uma operação fraudulenta na conta corrente, o banco descontou indevidamente um valor a título de juros, cheque especial e incluiu o meu nome no cadastro de devedores por um ano e três meses. O mutirão foi uma iniciativa ótima, porque o trâmite do processo é muito lento, seria um prejuízo ambas as partes", relatou.

Se o caso terminar em conciliação, as duas partes assinam um termo que reconhece o acordo. Caso os clientes não consigam resolver os problemas com as empresas, o judiciário é acionado para solucionar a questão. Em seguida, o caso é julgado, podendo haver a aplicação de multas para as empresas reclamadas.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário