one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Acompanhe as informações sobre as manifestações de 16 de agosto

Criado em 16/08/15 10h44 e atualizado em 16/08/15 21h00
Por Portal EBC

20h27 -  Por meio de nota, o ministro da Secretária de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, informou que as manifestações deste domingo foram vistas pelo governo como dentro da normalidade democrática. A nota foi divulgada pouco depois do início da reunião da presidenta Dilma Rousseff com vários ministros, no Palácio da Alvorada, para avaliar os protestos contra o governo, o PT e a corrupção ocorridos em várias cidades.

20h26 - As manifestações contra o governo federal que ocorreram em várias capitais do país chegaram ao fim sem registro de incidentes graves.

19h08 - A Polícia Militar de São Paulo divulgou em nota que 350 mil pessoas estiveram presentes no protesto da Avenida Paulista e que outras 115 mil participaram de manifestações em outras cidades do Estado. A estimativa do número de pessoas na Avenida Paulista é referente ao horário de maior concentração de pessoas, que foi às 16 horas. A presença no protesto de 15 de março foi estimado em 1 milhão de pessoas, e no de 12 de abril, em 275 mil. A PM informou também que a manifestação em frente ao Instituto Lula contou com a presença de 600 pessoas. O horário com o maior número de manifestantes foi às 15 horas. Já os organizadores do evento estimaram o público em 5 mil.

18h14 - O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, relator do processo que julga as contas da presidenta Dilma Rousseff, disse que seu voto ainda não está definido. Ele assistiu à manifestação contra o governo no Rio de Janeiro, e deu entrevista à Agência Brasil enquanto almoçava em um restaurante de Copacabana. Ele destacou que não estava participando da manifestação e que estava apenas de passagem pelo Rio.

17h08 - Em São Paulo, na Avenida Paulista, pelo menos 11 grupos com carros de som pediram o fim da corrupção e mudanças no governo, seja por meio do impeachment, novas eleições ou intervenção militar. As pessoas pediram investigação nos casos de corrupção dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Famílias e idosos participaram da manifestação.

16h06 - Lotada, Avenida Paulista reúne manifestantes de tendências diversas. A maior parte dos manifestantes veste camisa nas cores verde e amarelo ou usa a bandeira do Brasil nas costas. Há também muitas faixas que demonstram apoio ao juiz Sérgio Moro [da Operação Lava Jato]. Mais cedo, próximo ao Masp, os manifestantes cantaram o Hino Nacional.

16h01 - Petistas concentrados no Instituto Lula pedem manutenção da democracia. Com gritos de “não vai ter golpe”, petistas permanecem concentrados em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, desde as 13h. No ato em defesa da democracia, palestrantes debatem o tema diante de um público estimado pela organização em 5 mil pessoas.

15h45 - Protestos contra o governo têm pouca adesão no exterior. Apesar dos chamados lançados nas redes sociais durante a semana, menos de 20 pessoas estavam reunidas diante da embaixada do Brasil em Paris, às margens do rio Sena, no meio da tarde deste domingo.

15h33 - Caminhada de cinco horas na orla de Copacabana marca manifestação no Rio. Os discursos, no Rio, variavam nos carros de som, mas a maioria dos cartazes e faixas pedia o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

14h58 - Dilma se reúne com ministros para avaliar manifestações. O encontro está marcado para as 17h, no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Pelo menos três ministros devem participar da reunião: Aloizio Mercadante, da Casa Civil; José Eduardo Cardozo, da Justiça; e Edinho Silva, da Secretaria de Comunicação Social.

 

Confira a galeria de fotos das manifestações em diversas cidades:

 

13h46 - Manifestantes se concentram na Avenida Paulista. Os movimentos que lideram a iniciativa - Vem Pra Rua, Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, Revoltados Online e Movimento Brasil Livre, além da Força Sindical - defendem a saída da presidenta da República, divergindo, no entanto, quanto à forma. Há os que queiram impeachment, novas eleições ou intervenção militar.

13h40 - Trabalhadores ligados à CUT fazem manifestação em apoio ao governo. Além de marcar um contraponto em relação ao movimento contra o governo, os manifestantes querem mostrar o repúdio ao ataque ao instituto, ocorrido no último dia 30, quando uma bomba caseira foi lançada no prédio.

13h40 - Manifestantes encerram protesto em Brasília. Os participantes saíram do Museu Nacional por volta das 11h e caminharam rumo ao Congresso carregando faixas e cartazes que pediam a saída da presidenta Dilma Rousseff. Em frente à Catedral de Brasília, fizeram uma pausa e rezaram, de mãos dadas, o Pai Nosso. Seguiram então para o gramado do Congresso onde estenderam faixas e entoaram gritos de “Fora Dilma” e “Fora PT”. A Polícia Militar do DF informou que 25 mil pessoas participaram da manifestação.

12h36 - Manifestações e evento teste das Olimpíadas movimentam Copacabana. No posto 5 da praia de Copacabana, manifestantes protestam contra o governo federal. Participantes, vestidos de verde e amarelo, declaram apoio à Operação Lava Jato e ao juiz Sérgio Moro em cartazes.

12h30 - Manifestantes se concentram em frente ao Instituto Lula em São Paulo. Manifestantes começam a se concentrar para o ato em defesa da democracia, em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O evento está marcado para as 13h.

11h55 - Manifestantes estão reunidos em várias cidades brasileiras. Transcorrem com tranquilidade em Brasília, no Rio e em outras capitais do país, as manifestações convocadas por organizações contrárias ao governo com apoio de partidos de oposição.

11h22 - Cerca de cinco mil pessoas participam de manifestação em Brasília. Três trios elétricos acompanham os manifestantes que seguem rumo ao Congresso Nacional, com gritos de ordem. Protesto segue tranquilo, sem ocorrências. 

10h52 - Manifestações acontecem em Brasília, Salvador, Maceió, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e Recife. As pessoas protestam contra a corrupção e contra o governo. Esta foi a primeira vez que o PSDB se mobilizou para endossar os protestos. O cientista político Gaspard Estrada, do Observatório Político da América Latina, da Universidade Sciences Po, em Paris, ressaltou que o ex-candidato à presidência e presidente do PSDB, Aécio Neves, anunciou que vai se manifestar desta vez. "E também o próprio partido nas suas inserções na TV anunciou apoio às manifestações e incitou os brasileiros a saírem às ruas. Isso pra mim é um fato novo", diz. Leia a matéria

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário