one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério prevê consulta sobre trem ligando Brasília a Goiânia até outubro

Criado em 17/08/15 18h55 e atualizado em 17/08/15 19h17
Por Mariana Branco Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), vinculada ao Ministério dos Transportes iniciará, até o fim de outubro, um Procedimento de Manifestação de Interesse Público (PMI) para construção de linha ferroviária para um trem de passageiros e carga entre Brasília e Goiânia. A informação foi divulgada hoje (17) pelos governadores do Distrito Federal (DF), Rodrigo Rollemberg, e de Goiás, Marconi Perillo. Procurado, o ministério confirmou o prazo.

O anúncio foi feito após reunião com o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. Os governadores e o ministério informaram, ainda, que ficou acordado para até 17 de setembro o lançamento de um PMI para transformação da linha férrea entre Brasília e a cidade goiana de Luziânia em uma linha para trem de passageiros. Segundo os governadores, a mudança facilitará a vida da população da região. 

“Eu diria que esse é um dia histórico para essa região de Brasília e Goiânia. A transformação da linha férrea entre Brasília e Luziânia em [linha para] trem de passageiros vai atender a uma população muito grande que se desloca diariamente para trabalhar na capital”, disse Rollemberg.

A cidade de Luziânia fica a aproximadamente 60 quilômetros de Brasília e faz parte da região conhecida como Entorno do Distrito Federal. Muitos dos moradores de Luziânia e de outras cidades do Entorno, como Valparaíso e Cidade Ocidental, trabalham e estudam na capital federal.

Segundo Rollemberg, 15% das pessoas que trabalham no Distrito Federal moram no Entorno. A capital goiana, por sua vez, fica a cerca de 200 quilômetros de Brasília. De acordo com o governador do DF, a ideia é um trem de média velocidade ligando as duas capitais, que atenda também à população de Águas Lindas, cidade goiana localizada a 55 quilômetros da capital federal.

Além dos governos de Goiás e do DF, as propostas têm apoio da Assembleia Legislativa de Goiás e da Câmara Legislativa do DF, disse Rollemberg. Perillo informou que as ações também foram “muito bem recebidas” pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT no encontro de hoje. Segundo o governador de Goiás, foi discutida na reunião, também, a possibilidade de estender o trajeto do BRT - ônibus que percorre linha exclusiva ligando Brasília a Santa Maria, região administrativa do Distrito Federal - até a cidade de Luziânia.

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário