one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Polícia Federal desmonta quadrilha de comércio ilegal de madeira

Criado em 24/08/15 17h01 e atualizado em 24/08/15 17h13
Por Sayonara Moreno Fonte:Radioagência Nacional

A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (24), 33 mandados de prisão e 37 de busca e apreensão em vários municípios do Pará, em Manaus, capital do Amazonas e em Florianópolis, capital de Santa Catarina. A Operação Madeira Limpa, que teve a primeira etapa encerrada, é executada pela Polícia Federal a pedido do Ministério Público Federal do Pará e tem a meta de desmontar uma quadrilha de comércio ilegal de madeira.
 
Segundo o Ministério Público, o grupo é acusado de coagir trabalhadores rurais a aceitarem a exploração ilegal de madeira dos assentamentos do oeste do Pará em troca de acesso a créditos e a programas sociais. É o que explica a procuradora Fabiana Schneider.
 
Ainda segundo a procuradora, o patrimônio público tem prejuízo estimado em, pelo menos, R$ 31,5 milhões. Mas ela acrescenta que esse valor pode ser ainda maior.

Confira no áudio da Radioagência Nacional:

Polícia Federal desmonta quadrilha de comércio ilegal de madeira 

Entre os 33 suspeitos de integrarem a quadrilha, são apontados servidores públicos federais e do estado do Pará, como o secretário de Meio Ambiente do município de Óbidos, Vinícius Picanço Lopes, acusado de receber propina da quadrilha.
 
Também foram decretadas as prisões de integrantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), como o superintendente do órgão, em Santarém, Luiz Bacelar Guerreiro Júnior; servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e das Secretarias de Meio Ambiente e da Fazenda do Pará.
 
Segundo o Ministério Público, no Pará os mandados foram cumpridos em Santarém, Óbidos, Oriximiná, Monte Alegre, e Uruará, no oeste do estado; Belém e Ananindeua, na região metropolitana, e em Castanhal, no nordeste paraense.
 
Os investigados são suspeitos em crimes de corrupção ativa e passiva, associação criminosa, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica, uso de documento falso, crimes contra a flora e contra a administração ambiental e subtração de bens da união.
 
A procuradora Fabiana Schneider relata que a organização criminosa é maior que a quadrilha desarticulada e que a Operação Madeira Limpa terá novas fases. Ela disse também que a próxima etapa da operação, que já começou, investiga lavagem de dinheiro e o não pagamento de tributos.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário