one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Into promove no Rio primeira ação ligada às Olimpíadas

Criado em 04/08/15 19h40 e atualizado em 04/08/15 19h40
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) promove, no próximo sábado (8), a primeira ação  relacionada às Olimpíadas e Paralimpíadas, que ocorrerão no Rio de Janeiro a partir de 5 de agosto de 2016. O Arraial Esportivo do Into será realizado no Parque Madureira, no bairro do mesmo nome, zona norte da capital fluminense.

Segundo a coordenadora de Planejamento do Into, Germana Bahr, a iniciativa visa estimular a prática esportiva. “Crianças, adultos, idosos. É para todo mundo. Apesar de o nosso projeto no Into ser direcionado para educar as crianças a ter uma cultura de saúde, esse evento específico vai ser para todo mundo”.

A ação do instituto, órgão ligado ao Ministério da Saúde, se baseia em pesquisa recente do Ministério do Esporte, que revela que 49,5% dos brasileiros são totalmente sedentários. “Isso impacta muito a saúde, principalmente a saúde ortopédica, cujas consequências acabam chegando para nós, mais tarde. A gente acha que o grande legado da Olimpíada seria consolidar uma cultura de saúde. Por isso, nós vamos fazer várias ações”.

De acordo com a Pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, divulgada em junho passado pelo Ministério do Esporte, quase 90% dos brasileiros que abandonaram as atividades físicas e os esportes o fizeram antes dos 34 anos de idade. A Região Sudeste é considerada a mais sedentária do país.

A primeira ação do Into vai funcionar como um evento teste, uma experiência piloto, disse a médica. A escolha de Madureira se deu porque lá há necessidade de informação, ao contrário da zona sul, onde as pessoas sabem que têm que fazer exercício e que têm que comer melhor. “Lá em Madureira, a gente acha que tem mais apelo”.

Estão programadas atividades como como aulas de 'skate', futebol, dança, entre outras. Haverá uma tenda onde profissionais do Into irão medir e pesar as pessoas, que receberão orientações de nutricionistas sobre alimentação saudável. “Se isso der certo, já temos outras ações alinhavadas”. O segundo projeto poderá ser uma corrida no Aterro do Flamengo.

O Into está fazendo também uma campanha para angariar voluntários para as Olimpíadas na área da saúde. “Não só médicos, mas enfermeiros, para trabalhar diretamente na área de saúde”. O instituto está conversando também com o Comitê Organizador Local dos Jogos Olímpicos para ver que tipo de atuação adicional terá durante o evento.

Em parceria com o Instituto Superar, o Into quer estimular seus pacientes com deficiências a fazer exercícios e se tornarem paratletas. “Alguns dos nossos pacientes já são paratletas e vão atuar nas Olimpíadas de 2016”. O Instituto Superar vai participar do Arraial Esportivo do Into, no Parque Madureira.

Centro de referência nacional para cirurgias de alta complexidade em ortopedia e traumatologia no Sistema Único de Saúde (SUS), o Into efetuou, no primeiro semestre deste ano, 5.074 cirurgias. O número é recorde na instituição. A meta acordada pelo Into na Justiça Federal é chegar ao final deste ano com 10,5 mil cirurgias realizadas, o que significará um incremento de quase 40% em relação a 2014, quando foram feitas 7.560 cirurgias.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário