one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Histórias do front: peças de radioteatro contaram a Segunda Guerra Mundial

Criado em 27/08/15 18h06 e atualizado em 27/08/15 18h08
Por Marília Arrigoni Edição:Allan Walbert

Abril e maio de 1945 entraram para a história como meses em que foram confirmadas a rendição das forças alemãs e as mortes do líder nazista alemão, Adolf Hitler; e do italiano fascista Benito Mussolini. Mas foi só em 2 de setembro do mesmo ano que o Japão - também integrante da chamada 'Aliança do Eixo' - oficialmente se rendeu às 'Forças Aliadas', estas capitaneadas pelos Estados Unidos, Grã Bretanha e União Soviética. A rendição marcou o fim da Segunda Guerra Mundial após uma sequência destruidora de ataques dos EUA com bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki

No Brasil, o fim da guerra e a derrota dos alemães já havia sido noticiado pelo rádio, principal veículo de massa no período, desde 8 de maio. O 'Dia da Vitória' é o marco histórico comemorado como fim do conflito na maior parte do continente europeu. 

Noticiários e peças de radioteatro detalharam amplamente o período do conflito global, iniciado em 1937. As emissoras possuíam quadros, programas informativos e de radiodramaturgia que narravam diferentes aspectos da Segunda Guerra, a partir da ótica dos países Aliados, já que o Brasil entrou no combate em 1942 em apoio aos norte-americanos. Por parte das forças do nazismo, o rádio também protagonizou importante de comunicação do governo neste período.  O ministro da Propaganda da Alemanha, Joseph Goebbels, apropriou-se do meio para garantir a disseminação das mensagens racistas e totalitaristas.

O Portal EBC resgata seis dessas peças de radioteatro que os brasileiros escutavam entre 1943 e 1944, a partir da colaboração do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Cada uma possui em média 30 minutos e trata, entre outros assuntos, da entrada do Brasil no conflito, as ações do governo nazista a partir da série “Este é o nosso inimigo”, a fome na Europa e as mulheres na guerra. Os conteúdos foram produzidos em Nova York e são baseados no relato de histórias das frentes de guerra (front) enviadas por correspondentes norte-americanos. 

Radionovelas contaram a Segunda Guerra Mundial. Ouça algumas peças: 

Sobre as diferentes datas que celebram o fim do combate mundial, a historiadora Patricia Merlo, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) explica que o lançamento das bombas atômicas contribuíram para o Japão reconhecer o encerramento do conflito. 

“Logo na sequência das bombas, lançadas nos dias 6 e 9 de agosto, o Japão, destruído, acaba assinando a rendição. Há inclusive informações de que o Japão já havia sinalizado para uma rendição antes das bombas, mas os Estados Unidos optaram por uma questão geopolítica, de demonstração da bomba, de poder”, salientou a historiadora Patricia Merlo, doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Informação e ideologia

Da Agência Nacional, criada por Getúlio Vargas nos anos 1930, o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro guarda inúmeras séries e peças da radiodramaturgia que eram distribuídas para emissoras de todo o Brasil. A agência atuou em parceria com a Rádio Nacional na distribuição e transmissão do conteúdo.

“O conteúdo era tanto informativo quanto ideológico. Nos Estados Unidos, seja soap opera (gênero similar à novela), radioteatro, seriados infanto-juvenis, eles sempre mostravam o lado da guerra do ponto de vista dos aliados. O grande vilão é o oposto, o nazismo, e todos que estão envolvidos naquilo. Outro fator muito importante, na drama radiofônica, é a utilização de um lado de entretenimento. É uma maneira de embarcar na fantasia e aliviar as tensões”, explicou o professor e pesquisador de Comunicação Social, Rádio e TV, Flavio Luiz Porto e Silva, da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Mensagens que motivavam a população a defender o Brasil e as nações aliadas também se mostram presentes nesses áudios.

“A radionovela tinha a questão também de manter a família unida, o povo unido. As famílias se projetavam naquela história - o que é muito comum no cinema. Todo ser humano precisa da fantasia. Esse tipo de dramaturgia ajuda a moral em alta do americano, os valores da sociedade americana e aquela coisa de não se deixar vencer, de manter a unidade da sociedade americana”, ressaltou Silva.

O radioator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tendo estreado em 1953, Gerdal dos Santos atuou em radioteatros com temas relacionados à guerra, entre outras razões,porque o cachê era bom. "Eu fiz dois programas: um era o “Brasil na Guerra”, um programa pago pela embaixada americana, e os artistas gostavam de fazer porque o cachê era bom. Eram programas fundamentados na paz, nos aliados, contra o nazismo e o fascismo", lembra. Gerdal dos Santos estreou no radioteatro em 1953 e trabalhava na Rádio Tupi quando foi chamado pelo narrador de cinema Fernando de Sá para atuar nas produções. “Tinha entre 12 e 13 anos quando fui convidado para fazer os programas contra os países do Eixo”, afirma o radioator, que acompanhou a chegada dos soldados brasileiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no Rio de Janeiro, então capital federal.

O escritor de radionovelas Amaral Gurgel e o radioator Gerdal dos Santos, no estúdio da Rádio Nacional nos anos 50
Copyleft - O escritor de radionovelas Amaral Gurgel e o radioator Gerdal dos Santos, no estúdio da Rádio Nacional nos anos 50

Foto: Acervo/Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Radioteatro ou radionovela? Conheça o gênero

O gênero radionovela está presente na programação do rádio brasileiro desde anos 1930 até hoje, por exemplo com as produções feitas pelo Núcleo de Radiodramaturgia das Rádios Nacional e MEC, da EBC.

“Na Nacional, a primeira radionovela foi em 1941, a “Em busca da felicidade”. Fez tanto sucesso que fizeram um andar inteiro para isso”, detalhou a professora da PUC-RJ, Rose Esquenazi.

Confira também: Cinema foi arma ideológica na Segunda Guerra Mundial, explica professor

Radioteatro engloba tudo; toda radiofonização de uma história é radioteatro. “É quando você faz o unitário, adapta aquilo para uma emissão, aquilo termina naquele dia. A história, em capítulos, que tem origem no folhetim, é a radionovela. A série tem episódios independentes amarrados por uma temática”, define o pesquisador de Comunicação Social, Rádio e TV, Flavio Luiz Porto e Silva.

Conheça a radionovela 'Na Onda Digital', da Rádio Nacional da Amazônia 

O Observatório da Imprensa relembrou os 70 anos do fim da Segunda Guerra com uma entrevista especial com o cineasta Vicente Ferraz e o músico João Barone sobre o conflito que dizimou seis milhões de judeus e reordenou a geografia, a política e a economia mundial. Também participa do debate o jornalista Ricardo Bonalume Neto. Assista no vídeo abaixo. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário