one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mapa

Imagem:

Compartilhar:

Rio é sede de conferência internacional de cartografia

Criado em 25/08/15 00h08 e atualizado em 25/08/15 07h45
Por Agência Brasil Edição:Aécio Amado

Com o tema Mapas Conectando o Mundo, a Conferência Internacional de Cartografia (International Cartographic Conference) ocorre pela primeira vez no Brasil e a sede da 27ª edição do evento é a cidade do Rio. Até sexta-feira (28), cartógrafos, geógrafos, interessados e especialistas vão discutir questões de interesse do setor, mostrarão como se usa a cartografia e suas melhores práticas no dia a dia e apresentarão novas tecnologias e estudos acadêmicos. 

Segundo o diretor de Informações do Instituto Pereira Passos (IPP), Luiz Roberto Arueira, o evento é amplo e diversificado. “Por exemplo, há uma exposição de mapas feitos por crianças, com painéis elaborados por elas, retratando vários temas e locais. No evento, também há uma outra área com  produtos voltados para crianças.”  Arueira disse ainda que esta é uma oportunidade única de estar próximo de toda experiência mundial na área cartográfica. “É uma oportunidade de se conhecer o que tem de mais avançado na cartografia mundial.”

Ele explicou que a cartografia é estratégica e importante em função da melhoria dada à qualidade da informação divulgada ao cidadão. “Quando você vê uma informação representada no território, você consegue verificar tendências e correlações. A informação que não tem referência geográfica é uma informação muito pobre”, informou. Ele afirmou ainda que conhecer o território da cidade é estratégico para que a prefeitura possa estabelecer um planejamento de políticas públicas em diferentes regiões do município.  

Os participantes da conferência acompanharam nessa segunda-feira (24) o trabalho desenvolvido pelo Instituto Pereira Passos, denominado Armazenzinho, que contém mapas e informações sobre o Rio de Janeiro para crianças e adolescentes. O projeto apresenta informações e mapas que introduzem a criança na área cartográfica. Além disso, são dadas informações sobre a cidade, que permitem que o jovem comece a entender como a capital fluminense se divide.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário