one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Sem-terra encerram protesto e desmontam acampamento no Ministério da Fazenda

Criado em 04/08/15 21h35 e atualizado em 04/08/15 21h48
Por Wellton Máximo Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil

Depois de quase dois dias de protesto, os militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deixaram hoje (4) o estacionamento do Ministério da Fazenda, onde acamparam após desocupar o edifício, na Esplanada dos Ministérios.  Por volta das 20h15, vários ônibus chegaram para levar os manifestantes de volta para os estados de origem.

Os manifestantes, que ontem (3) ocuparam o edifício-sede do ministério por 14 horas, reivindicam o cancelamento do corte do orçamento para a reforma agrária. Pela manhã, uma comissão do MST reuniu-se com os ministros do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto.

De acordo com representantes do movimento, os três ministros prometeram entregar um cronograma de recomposição do orçamento da reforma agrária até o próximo dia 20. No início da noite, uma nova comissão de sem-terra reuniu-se com Ananias no Ministério do Desenvolvimento Agrário para discutir melhorias na política de assentamento rural. Segundo o movimento, o encontro terminou sem avanços.

A mobilização do MST nesta semana ocorre em 18 estados – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins – e no Distrito Federal.

O movimento critica o ajuste fiscal e reivindica o fim dos cortes no orçamento da reforma agrária. O Ministério do Desenvolvimento Agrário teve o orçamento para 2015 cortado em 52,8%, de R$ 3,598 bilhões para R$ 1,697 bilhão, de acordo com os decretos de limite de gastos editados pelo governo.

A ocupação no Ministério da Fazenda começou às 5h20 de ontem (3). Com bandeiras do movimento e faixas pedindo urgência na reforma agrária e a saída do ministro Joaquim Levy, os manifestantes protestam contra os cortes orçamentários e o reajuste fiscal anunciados recentemente pelo governo. Ao todo, cerca de dois mil militantes ocuparam o andar térreo e o estacionamento do ministério, segundo o MST. A Polícia Militar estimou o número de manifestantes em 700.

 


 

Editor Jorge Wamburg

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário