one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Agência Brasil

Compartilhar:

Seminário Modelo Institucional da EBC faz diagnóstico da empresa

Criado em 11/08/15 15h56 e atualizado em 11/08/15 16h40
Por Dayana Vítor Edição:José Romildo Fonte:Agência Brasil

Representantes da sociedade civil, acadêmicos e jornalistas participaram da abertura do seminário Modelo Institucional da EBC: Balanço e Perspectiva. O evento ocorre hoje (11) e amanhã (12), na sede da Empresa Brasil de Comunicação, em Brasília. Participaram da abertura os ministros da Secretaria Geral de Comunicação, Edinho Silva, e da Cultura, Juca Ferreira, e a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP)

Confira aqui a transmissão ao vivo

O seminário debaterá os sete anos da EBC e propostas visando aprimorar o modelo de gestão da empresa. Hoje, pela manhã, houve a apresentação do diagnóstico da empresa. À tarde, os participantes debaterão a vinculação institucional e a autonomia da EBC.

Segundo dados apresentados pelo vice-presidente da EBC, Sílvio Guimarães, a empresa possui 2.373 funcionários, sendo que 1.235 foram contratados nos últimos três anos. Ele disse que a empresa tem condição de alcançar 76% da população brasileira, por meio de seus veículos de comunicação social. Atualmente o sinal de TV dos veículos da EBC atinge 96 milhões de pessoas e o sinal das rádios alcança 120 milhões. Já os acessos ao portal da EBC na internet, de acordo com dados de 2014, somam 25 milhões e ao portal da Agência e Radioagência, 8 milhões.

O seminário é apresentado em formato de TV e transmitido ao vivo e na íntegra. O streaming é aberto e pode ser retransmitido por sites e páginas que tenham interesse. Os jornalistas da EBC Juliana Nunes, Mara Régia e Pedro Henrique Moreira apresentam o seminário.

Na abertura, a presidente do Conselho Curador da empresa, Ana Fleck, afirmou que a ideia do evento surgiu de debates do conselho. Segundo ela, o objetivo é ampliar as discussões dos conselheiros que se reúnem de dois em dois meses. “Nossa preocupação é que a EBC tenha um projeto robusto e independente de governos, com a participação da sociedade”, afirmou.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, disse durante o evento que a criação da EBC é um marco na comunicação nacional, mas que necessita levar conteúdo e entretenimento à população brasileira. “A empresa não precisa reproduzir o padrão comercial, mas tem o dever de levar programação de conteúdo, sem ser elitizada”, afirmou.

A deputada federal, Luiza Erundina (PSB-SP) participou da mesa de abertura representando a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular. “O sistema de comunicação pública da EBC é uma conquista importante da cidadania e precisa ser conservada”, argumentou.

Segundo a vice-presidente do Conselho Curador e coordenadora da comissão organizadora, Rita Freire, as propostas apresentadas durante o seminário darão mais legitimidade para o conselho atuar. “Elas servirão para defender o projeto da EBC diante ao Governo Federal, do Congresso”, frisou.

Depois do diagnóstico da empresa, os temas vinculação e autonomia da EBC estão sendo discutidos hoje, em grupos, pelos participantes do seminário. Amanhã (12), haverá debates sobre financiamento e sustentabilidade e sobre gestão do conteúdo e participação. As propostas em debate foram enviadas pelos inscritos no evento no període de 29 de junho a 29 de julho. Entre as sugestões recebidas figuram o método de escolha dos presidentes da empresa, a realização de sabatina dos escolhidos para o cargo de presidente pelo Conselho Curador e ou pelo Senado Federal e obrigatoriedade de ocupação dos cargos de chefia na empresa por servidores concursados e não por indicação.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário