one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Taxistas e Uber debatem modelo de transporte em São Paulo

Criado em 11/08/15 00h52 e atualizado em 11/08/15 08h58
Por Camila Boehm Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Taxistas e representantes do aplicativo Uber, que oferece serviço de transporte remunerado, participaram de debate na Câmara Municipal de São Paulo sobre o modelo de transporte público individual para a cidade. Houve manifestações de reprovação durante as falas, interrupções e até provocações pessoais entre os participantes e público ouvinte.

O debate foi organizado pelo vereador Ricardo Young (PPS), que ressaltou, no início da discussão, tratar-se de uma oportunidade para proposições de alternativas e de aprendizagem por ambos os lados. “Aqui não é para decidir quem tem razão, é para ouvir uns aos outros e construir juntos”, disse. O vereador não acredita que a proibição do serviço Uber seja a melhor alternativa.

O promotor do Ministério Público, Silvio Marques, afirmou que tem investigado a questão das outorgas de alvarás para táxis e para os motoristas de aplicativos. Segundo ele, o Artigo 175 da Constituição Federal não está sendo obedecido, já que esses serviços deveriam ser outorgados por meio de licitação e atualmente não são. “A ideia é regulamentar a situação, que em São Paulo não está regulamentada, a partir da propositura da ação”, explicou.

Há uma ação civil pública, proposta em 2013, que vai ser julgada pelo Tribunal de Justiça a fim de decidir se a licitação ocorrerá na cidade ou não. “O Tribunal de Justiça e o Superior Tribunal de Justiça tem jurisprudência clara no sentido de que tem que fazer licitação”, disse o promotor. A necessidade de uma licitação, de acordo com ele, é “dar oportunidade a todos aqueles que tem condições legais, para que eles possam concorrer em igualdade de condições. É só isso que a Constituição quer”.

O posicionamento dos representantes sindicais dos taxistas é de que a Uber trabalha na ilegalidade. O presidente do Simtetaxi (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores nas empresas de Táxis do estado), Antônio Raimundo Santos, disse que trabalhar com carro particular é um desrespeito às leis e convidou, na ocasião, os motoristas do aplicativo a se juntarem à categoria e trabalhar com táxis.

O representante da Uber, Daniel Mangabeira, defendeu-se e disse que o aplicativo não trabalha na ilegalidade e que há lastro legal permitindo que esse modelo exista. Para Daniel, o Uber é um modelo complementar, que pode coexistir com qualquer transporte público na cidade.

O especialista em engenharia de tráfego, Sergio Ejzenberg, afirmou que a tecnologia vai trazer muito mais do que esse aplicativo. Ele citou como exemplo a carona programada, em que as pessoas poderão se associar por meio de um aplicativo de trânsito, a fim de aumentar suas possibilidades de locomoção. “Estamos vivendo uma economia compartilhada. Vai aumentar a demanda sinérgica de todos os prestadores de serviço”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário