one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Crianças praticam esportes menos conhecidos em evento do governo do Rio

Criado em 19/09/15 17h13 e atualizado em 19/09/15 20h32
Por Isabela Vieira Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. realiza Festival Transforma, evento de experimentação esportiva desenvolvido pelo programa de educação do Comitê, no estádio Caio Martins, em Niterói (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A oportunidade de conhecer 11 esportes e praticar todos eles agradou a criançada que fez o circuito completo de atividades do evento de experimentação esportiva no Estádio Caio Martins, em NiteróiTânia Rêgo/Agência Brasil

Crianças praticam esportes olímpicos menos conhecidas e se divertem com a luta olímpica

A maioria das crianças nunca ouviu falar em goalball, rugby ou badminton, mas a curiosidade e a vontade de brincar foram determinantes para se aventurar em esportes pouco conhecidos no Brasil. Com auxílio de técnicos e ex-atletas, um grupo de meninos e meninas participou hoje (19) de um circuito de esportes olímpicos e paralímpicos no Estádio Caio Martins, em Niterói, município vizinho ao Rio de Janeiro.

O goalball, modalidade paralímpica – em que os atletas, de olhos vendados, lançam uma bola com guizos tentando acertar o gol do time rival– despertou atenção de Ryan Dutra de Moura, de 11 anos. Ele participou “para ver como é que era”. Depois, se aventurou no rugby, que classificou como “um tipo de futebol americano, mas sem proteção e sem máscaras”. “É legal. A bola é diferente. A gente corre para trás.” “Podia ter mais vezes isso aqui”, pediu Ryan.

Já a luta olímpica agradou Jhonata Costa do Nascimento. O menino, de 14 anos, que conheçou hoje o esporte, explicou que a modalidade não é violenta. “Não pode chutar, nem bater. Só jogar (imobilizar) no chão”, disse. “Também gostei mais da luta, mas não sei porquê. Acho [que é] porque fiz com minha amiga”, lembrou Maiara Rosa, de 12 anos.

Técnico e ex-atleta de luta olímpica, Flávio Cabral Neves, que auxiliou no circuito, informou que o sucesso entre as crianças se deve à exibição do MMA (artes marciais mistas) na televisão. Segundo ele, muitos praticantes de MMA eram da modalidade e que, apesar de parecer violenta, é focada na técnica e dá oportunidade de falar sobre valores do esporte.

“Estamos há menos de um ano dos Jogos Olímpicas e as pessoas não sabem que as Olimpíadas surgiram para promover a amizade e a paz entre os povos”, lembrou Neves.

A oportunidade de conhecer 11 esportes e praticar todos eles agradou a criançada que fez o circuito completo de atividades, mas despertou aqueles que queriam ter a chance de praticar esportes em melhores condições no dia a dia, principalmente nas escolas.

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016. realiza Festival Transforma, evento de experimentação esportiva desenvolvido pelo programa de educação do Comitê, no estádio Caio Martins, em Niterói (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O goalball, modalidade paralímpica, também chamou a atenção de meninos e meninasTânia Rêgo/Agência Brasil

“Sentimos muito a falta de uma quadra esportiva, com trave, para jogar futebol, e de professores bons que nos ensinassem esses esportes”, pediu Johnatta Pereira, de 15 anos, da Escola Estadual Jornalista Wladimir Herzog, de São Gonçalo, município vizinho a Niterói.

Subsecretário de Esportes do governo do Rio de Janeiro e ex-atleta da natação, Cyro Delgado, um dos organizadores do evento, em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, aproveitou para defender o ensino da Educação Física.

Segundo ele, a obrigatoriedade ajudaria na melhoria das condições das práticas, com equipamentos e quadras. “É isso que estamos batalhando. Sabemos que ainda não temos como chegar a todos lugares.”

O técnico de badminton Rafael Alonso acrescentou que ampliar a ofertas de práticas desportivas nas escolas é uma forma de incluir crianças. “Tem sempre aquele aluno, que é a maioria, que prefere ficar sentado, sem querer fazer nada, porque não tem habilidade para jogar bola. No badminton, não. Ele precisa rebater a peteca. É mais lento e não corre tanto”, concluiu.

Durante a manhã deste sábado, os jovens tiveram a chance de conhecer e praticar, além da luta olímpica, do badminton, rugby e do goalball, o golfe, futebol 5, bocha, esgrima, canoagem, modalidades de atletismo e judô.
 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário