one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cufa quer transformar favelas em bairros no Brasil e no mundo

Criado em 02/09/15 20h14 e atualizado em 02/09/15 20h15
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Maria Claudia Fonte:Agência Brasil

A Central Única das Favelas (Cufa) promove, de 12 a 18 deste mês, em Nova York, a Semana Cufa Global, cujo destaque é o lançamento, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), das linhas gerais de um projeto que tem como foco a transformação das comunidades em bairros. Em Nova York, onde já existem representações em alguns bairros, como o Harlem e o Bronx, a Cufa está abrindo um escritório global, que centralizará as ações dos 17 países onde a organização não governamental (ONG) está presente.

Haverá atividades culturais, esportivas e sociais na sede da ONG, em Nova York. “E se der certo, a gente passa a fazer essa intervenção em outras cidades do mundo”, disse à Agência Brasil o fundador da Cufa, Celso Athayde. No ano que vem, a meta é promover a Semana Cufa Global em Londres, Inglaterra.

Athayde pretende fazer o lançamento, durante o evento em Nova York, da Favela Holding, que é uma 'holding' social de favelas. Trata-se de um empreendimento que tem ações e parcerias com diferentes empresas que atuam, ou querem atuar, nas comunidades. A Cufa reforçará, na ocasião, a importância de outras ações promovidas em favelas, não só no Rio de Janeiro, mas em diversos estados brasileiros. Em 2016, a Cufa deverá abrir escritório no Paquistão, anunciou Athayde.

O fundador da ONG afirmou que, por meio da ONU, a Cufa entendeu ser mais fácil estabelecer diálogo com favelas de outros países. “Automaticamente, a gente passaria a ter uma relação mais próxima com as Cufas de outros países”. A ideia não é só exportar e democratizar o acesso internacional à tecnologia social da Cufa, única no mundo, “mas também trocar e aprender um pouco com outros países. A gente entende que quanto mais as favelas se comunicarem, mais soluções a gente vai encontrar a partir das experiências de cada um”.

Para Athayde, essa é a receita para colocar na pauta problemas globais que, muitas vezes, apresentam soluções comuns. “A gente pode inspirar, para o Harlem, soluções que encontramos no Complexo do Alemão, e vice-versa”. Para isso, observou, essas pessoas precisam ser conectadas.

O encerramento da Semana Cufa Global será na ONU, no dia 18 de setembro, durante a assembleia geral da instituição. A Cufa apresentará um projeto das favelas de 17 países, com metas objetivas de educação, com a proposta de erradicação do analfabetismo nas comunidades, e de soluções alternativas para mulheres, homossexuais, deficientes, jovens moradores nesses territórios. “A favela não se desenvolve porque ela não tem o que cobrar”, disse Athayde. Ele defente que haja maior informação para os moradores de favelas, para que entendam o que é e o que significa, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano de sua região e a importância que isso tem para o crescimento sociocultural e econômico da população.

As metas que estão sendo estabelecidas visam que as favelas passem a ser consideradas bairros. O projeto terá de ser legitimado pelas favelas do país. Serão feitas audiências públicas sobre a proposta nos 27 estados brasileiros. Segundo Athayde, as metas serão definidas para os próximos dez anos, no período de 2016 a 2026. “Ele deixa de ser um projeto da Cufa e passa a ser um projeto à disposição daqueles que concordarem. Se um prefeito ou um governador assinar, eles precisam perseguir essas metas, e as favelas precisam pressioná-los para que as metas sejam perseguidas”.

As especificações do projeto serão discutidas pela Cufa em parceria com universidades, como a Universidade de Columbia, Estados Unidos, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de intelectuais e "notáveis do asfalto e da favela". As soluções deverão ser apresentadas até o início de 2016.

Um dos focos é que favelas até 30 mil habitantes devem ter um cinema e um campo iluminado. “Enquanto isso não existir, não está resolvido. Quando a gente alcançar as metas para os próximos dez anos, aquele lugar deixa de ser favela e passa a ser bairro, com infraestrutura básica”, afirmou. Athayde destacou, porém, que transformar-se em bairro não significa que a comunidade seja boa ou ruim, mas que pode ter medidas a perseguir.

Editor Maria Claudia
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário