one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dias prevê queda do desemprego no país em agosto quando divulgar o Caged amanhã

Criado em 24/09/15 22h11 e atualizado em 24/09/15 22h15
Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


O ministro do Trabalho, Manoel Dias, estimou nesta quinta-feira (24) que amanhã (25), quando divulgar, no Rio, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de agosto, os números deverão mostrar patamar inferior aos 157.905 postos de trabalho com carteira assinada fechados no país, em julho.

O ministro não quis comentar pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontou taxa de desemprego de 7,6% em agosto, contra 5% em igual mês do ano passado, mas admitiu que, mesmo com redução do fechamento de vagas, o cenário permanecerá negativo.

“É negativo, mas você não acaba (com isso) abruptamente também”, afirmou Manoel Dias, cuja expectativa é que, em 2016, haja uma recuperação mais forte da capacidade de investimento, “que implicará na capacidade de geração de emprego”.

Manoel Dias afirmou que a causa para a redução do emprego é a conjuntura atual. “É o momento que nós estamos vivendo. Vivemos um momento de dificuldade. É lamentável a perda de cada emprego”. Para o ministro, duas coisas são essenciais para o povo trabalhador: casa e emprego. Ele lembrou que, no primeiro governo de Dilma Rousseff, foram criados cerca de cinco milhões de empregos. A partir de janeiro deste ano, contudo, começou a redução de postos de trabalho.

O ministro acredita, entretanto, que a partir do desenvolvimento de políticas ativas, será possível  retomar a capacidade de geração de emprego, por meio de investimentos. Dias destacou que a contratação de R$ 84 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para construção de moradias significará a geração de 3,7 milhões postos de trabalho somente nessa área.

Manoel Dias inaugurou hoje a primeira agência do ministério em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, e a 11ª na capital do estado. No estado do Rio de Janeiro, são 57 unidades do MTE em funcionamento. A nova agência funcionará das 7h às 19h. Ela prestará, inicialmente, atendimento sobre seguro-desemprego e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que será confeccionada no próprio local e entregue ao trabalhador no mesmo dia. Ao todo, serão atendidos por dia cerca de 40 carteiras de trabalho e 34 seguros-desemprego.

 

Editor Jorge Wamburg
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário