one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Meta do Brasil é ficar entre os cinco primeiros nos Jogos Militares da Coreia

Criado em 24/09/15 22h49 e atualizado em 24/09/15 23h14
Por Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O Brasil espera ficar entre os cinco primeiros colocados no quadro de medalhas dos 6º Jogos Mundiais Militares, segundo o chefe da delegação brasileira e diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Amaral. Ele participou hoje (24) de bate-papo online com internautas.

Atual campeão, o país enviará 283 atletas para competir na sexta edição dos Jogos, que ocorrem de 2 a 11 de outubro, na República da Coreia. A meta de medalhas é, de acordo com Amaral, "um objetivo bastante factível, porque os demais países estão se preparando para os Jogos".

Ele citou a Rússia, China, Itália, os Estados Unidos e a própria Coreia como países com "bastante história de sucesso na área deportiva".

De acordo com o brigdeiro, as modalidades que prometem garantir medalhas são judô, natação, atletismo, vôlei masculino e feminino, basquete masculino e tiro com arco. Nessa última modalidade, será a primeira vez que o Brasil participará nos Jogos Militares, mas, para o chefe da delegação, a equipe já está entre as mais fortes do mundo.

Será também a primeira vez que a equipe brasileira contará com quatro paratletas nas competições de tiro com arco e atletismo. Entre eles, o policial militar de São Paulo André Rocha, medalha de prata nos jogos Parapan-Americanos de Toronto. Ele irá representar o país no atletismo, com arremesso de peso.

Realizados de quatro em quatro anos, os Jogos Mundiais Militares são organizados desde 1995 pelo Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). Roma sediou a primeira edição. Em 2015, participarão da competição cerca de sete mil competidores de 110 países, disputando 24 modalidades.

Ainda este ano, os atletas militares já se destacaram nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Dos 590 atletas brasileiros que participaram, 123 fazem parte do programa de apoio a atletas de alto rendimento dos ministérios da Defesa e do Esporte.  Eles recebem salários, locais para treinamento, além de plano de saúde, atendimento médico, odontológico, fisioterápico, alimentação e alojamento. Os atletas são selecionados por meio de edital público, com base no currículo e nos resultados obtidos.

Após os Jogos na República da Coreia, os atletas estarão preocupados com as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. A expectativa, segundo Amaral, é dobrar o número de atletas militares (57) que participaram dos Jogos Olímpicos de Londres. "Em 2016, esperamos chegar a pelo menos 100. E dobrar as medalhas. Das 17 de Londres, cinco foram com militares. Agora, queremos ganhar dez", acrescentou o brigadeiro.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário