one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Ministério da Agricultura inicia projeto piloto de horta urbana no Rio

Criado em 10/09/15 15h46 e atualizado em 10/09/15 15h45
Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu visita o Colégio Estadual Tim Lopes, no Complexo do Alemão, para lançamento de projeto piloto de produção de horta urbana (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A ministra  Kátia Abreu fala a mães de estudantes sobre o projeto de hortas urbanas Tânia Rêgo/Agência Brasil

O complexo de favelas do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro, foi o escolhido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para implantação do primeiro projeto piloto de agricultura urbana do governo federal. A ministra Kátia Abreu passou pelo Colégio Tim Lopes, em Nova Brasília, nesta manhã (10) e explicou a proposta a algumas mães de alunos que participaram do encontro.

“Teremos um espaço de treinamento, de formação, para ensinar como fazer e, quem sabe, isso possa se transformar em renda para os jovens e para as mães”, disse a ministra. “Podemos produzir alimento, plantas medicinais e ornamentais, usando a criatividade. Pendurando pneu na parede, panela, plantando uma cebolinha, uma pimenta. Às vezes, uma panela velha pode fazer um belo arranjo.” Segundo a ministra, no futuro, a venda dos produtos poderá ser alavancada em espaços públicos como a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal).

A dona de casa Teresa Rodrigues dos Santos da Silva, de 47 anos, fez várias perguntas e se mostrou entusiasmada com o projeto, sobretudo, depois de saber que poderia levar a filha de 6 anos ao curso. “Não poderia vir se não pudesse trazê-la. Isso é bom para a escola, para os alunos e para nós. Ver nossos filhos comendo a salada que nós mesmos plantamos. Gostei, pretendo participar”, disse Teresa.

O diretor de Produção e Sustentabilidade do ministério, Arno Jerke Júnior, informou que o projeto deve começar até o fim do ano e que, agora neste mês, serão comprados os equipamentos necessários e  contratados técnicos e especialistas. “Nossa proposta foi vir conversar e ouvir a comunidade. Agora vamos passar para a parte de operação. Nossa superintendência no Rio vai interagir com os atores locais, organizações não governamentais que já desenvolvem esse projeto no Rio, e vamos alinhar as estratégias.”

Jerke disse que a escola é um ponto de partida importante, pois congrega adolescentes que precisam de capacitação, de ocupar o tempo disponível, e também os pais. "A escola é um ponto seguro para irradiar o projeto por toda a comunidade.”

A diretora adjunta do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente Theophilo de Souza Pinto, também em Nova Brasília, Maria Angélica, ofereceu uma área da escola para a implantação do projeto. “Temos muita terra lá para plantar. Achei muito interessante o projeto, tomara que vá adiante, cresça e contamine a região toda. Um projeto como esse pode trazer benefícios, pois o ideal é que o pai esteja presente na escola, acompanhando a vida do filho”, disse ela.

Nesta tarde, a ministra Kátia Abreu assina convênios com 10 prefeituras e com o governador Luiz Fernando Pezão, em evento no Palácio Guanabara. Os convênios são a primeira etapa do processo com as prefeituras para o mapeamento de produtores rurais de cada um dos municípios, pelo critério de renda, produtividade e desenvolvimento.

Por um período de três anos, o Ministério da Agricultura repassaá o valor de R$ 114 mil para cada prefeitura, em quatro parcelas, para cadastramento dos produtores e monitoramento das famílias que vão participar e que receberão assistência técnica e qualificação profissional.

Editor Nádia Franco
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário