one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imunização tem como público crianças de 6 meses a 5 anos de idade

Imagem:

Compartilhar:

Ministério da Saúde confirma fim do surto de sarampo no Ceará

Criado em 24/09/15 15h43 e atualizado em 24/09/15 16h45
Por Edwirges Nogueira Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Saúde confirmou hoje (24) o fim do surto de sarampo no Ceará. Após 10 semanas sem nenhum registro de novos casos, o ministro Arthur Chioro e o governador do estado, Camilo Santana, anunciaram o fim do surto, que começou em em dezembro de 2013.

O boletim epidemiológico conjunto do sarampo, do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Ceará, contabilizou um total de 916 casos confirmados da doença em 38 municípios. O último caso foi registrado em julho. Antes de dezembro de 2013, o estado estava há pelo menos 12 anos sem registrar casos de sarampo.

Segundo a secretaria, a situação do Ceará foi uma extensão do surto que ocorreu em Pernambuco, entre 2013 e 2014. No Brasil, a transmissão do vírus era considerada interrompida desde 2000, mas o Ministério da Saúde começou a registrar casos importados da doença entre 2001 e 2014.

O enfrentamento ao sarampo no Ceará começou com a intensificação da vacinação. Em março, foi realizada uma campanha na capital, Fortaleza, e no município de Caucaia, na Região Metropolitana, que respondiam pelo maior número de casos em investigação. Entre julho e agosto, a Secretaria da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) realizou nova ação de vacinação nas duas cidades.

Editor Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário