one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Relator apresenta parecer favorável à PEC da demarcação de terras indígenas

Criado em 02/09/15 20h46 e atualizado em 02/09/15 20h45
Por Maíra Gabriel Heinen - Repórter do Radiojornalismo/Amazônia Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) apresentou hoje (2) ao plenário da Câmara parecer sobre a proposta de emenda Constitucional (PEC) 215, que, entre outros pontos, transfere do Executivo para o Legislativo a prerrogativa de demarcar terras indígenas.

Antes da sessão, deputados contrários e favoráveis à proposta entraram em acordo para que não houvesse abertura de debate ou pedido de vista do relatório. A sessão foi encerrada assim que Osmar Serraglio, relator da matéria, finalizou a leitura do texto.

De acordo com o deputado, o governo federal já deveria ter demarcado todas as áreas indígenas, conforme estabelece a Constituição Federal. Segundo ele, a situação atual colabora para o acirramento de conflitos, o que poderá ser amenizado com a PEC 215.

"Queremos mostrar que o governo deveria estar preocupado em cuidar do indígena. Eles deveriam dar prioridade a isso, já que a Constituição determinou prazo. A intenção era que fosse demarcada até 1994, de modo a evitar conflito", acrescentou o relator.

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ) destacou que representantes de diversas instâncias e poderes devem discutir o assunto.

"Não se quis avançar na direção nem da discussão nem da votação porque percebe-se a gravidade da situação da questão indígena no país, sobretudo pelos últimos acontecimentos. Portanto, foi lido o relatório e já se antecipou que não haverá outras reuniões para discussão e votação antes de uma reunião entre os poderes, incluindo o Ministério Público Federal, o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro da Justiça, eventualmente o ministro da Casa Civil e o Congresso", afirmou Molon.

o índio Júnior Xukuru veio de Pernambuco e era um dos poucos indígenas presentes à apresentação do relatório. Xukuru informou que os índios estão prontos para a guerra, porque, segundo ele, a PEC 215 vai piorar a situação atual de violência que as populações indígenas enfrentam.

"É muita indignação. Falo em nome dos povos indígenas do Brasil. É muita indignação e, se for pra morrer, não vai morrer só um povo. Morrerão 305 povos. Nós também estamos nos articulando para ir para o embate. Vamos para a guerra."

Ainda não há previsão de novos debates nem de votação da proposta na Câmara.

 

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário