one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

São Paulo contratará 500 agentes para auxiliar na prevenção da dengue

Criado em 03/09/15 16h37 e atualizado em 03/09/15 17h05
Por Flávia Albuquerque Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, anunciou hoje (3) a contratação de mais 500 agentes de controle de endemias para auxiliar no trabalho de prevenção à dengue. O contrato será firmado pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e terá validade de três meses, período considerado estratégico para a adoção de medidas preventivas para o próximo verão.

Os profissionais contratados vão trabalhar no bloqueio de casos e na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Os recursos serão de R$ 6 milhões, o que, somado ao que já se investiu este ano, chega a R$12 milhões. O efetivo de agentes será de mil pessoas em campo. Também foram comprados 150 atomizadores costais para aplicação de inseticidas, nove atomizadores acoplados em viaturas e 450 kits de equipamentos de proteção para os funcionários.

As informações foram divulgadas durante um encontro estadual para o qual foram convocados prefeitos e secretários de saúde dos 645 municípios paulistas. O objetivo foi alinhar todas os municípios e estabelecer estratégias conjuntas para o combate ao mosquito.

Segundo dados divulgados pela Secretaria, até agora, os 10 municípios paulistas com maior número de casos de dengue confirmados são: Campinas (61.483); Sorocaba (50.316); São Paulo (39.841); Guarulhos (20.147); São José do Rio Preto (16.824); Sumaré (14.459); São José dos Campos (14.290); Rio Claro (13.730); Limeira (11.285) e Catanduva (10.458). As dez cidades concentram 43% dos 589.192 casos confirmados no estado.

O secretário David Uip disse que o encontro foi convocado para antecipar o que o estado e os municípios deverão fazer nos próximos meses. Ele destacou a necessidade de toda a sociedade se envolver no trabalho. "Este é um embate muito difícil, porque a dengue veio para ficar, e o vírus não tem tratamento específico nem vacina disponível. Por isso, muito do que é feito depende da participação da sociedade. Estamos nos preparando para o que vier e iniciando isso pelo menos dois meses antes do que no ano passado”, afirmou o secretário.

Uip ressaltou que o Instituto Butantan já encerrou a segunda fase de testes e submeteu os resultados ao Ministério da Saúde e aos órgãos de ética do governo federal. “Esperamos que ela seja aprovada até o final de outubro para iniciarmos a fase 3, que engloba 20 mil voluntários no Brasil inteiro”. A estimativa é que a vacina só esteja disponível em 2017.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário