one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Chuva em São Paulo

Imagem: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Compartilhar:

São Paulo registra o setembro mais chuvoso em 20 anos

Criado em 28/09/15 11h15 e atualizado em 28/09/15 11h23
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

As chuvas na capital paulista desde o início do mês somaram de 192 milímetros (mm), índice quase três vezes superior à média esperada para setembro, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Este é o setembro mais chuvoso em 20 anos, quando teve início a série histórica.

Apenas a forte chuva que atingiu a cidade na noite deste domingo (27) e durante a madrugada de segunda-feira (28) registrou 23,9 mm, o equivalente a 35,67% do esperado para todo o mês. Apesar do granizo e das rajadas de vento, a capital teve poucas ocorrências graves.

Segundo a Defesa Civil Estadual, uma árvore de grande porte caiu em uma casa na Rua Regina Garba, no bairro do Jaraguá. Cinco pessoas estavam no interior do imóvel, uma delas sofreu ferimentos leves, foi levada ao pronto-socorro e liberada em seguida. A casa ficou destruída e precisou ser interditada.

No total, o Corpo de Bombeiros atendeu 38 ocorrências de queda de árvores. Praticamente toda a cidade permaneceu em estado de atenção para enchentes entre a 0h45 e as 2h50. São Paulo tem oito pontos de alagamento transitáveis nesta manhã, mas chegou a registrar mais quatro pontos intransitáveis para veículos.

As rajadas de vento atingiram velocidades de 81 quilômetros por hora (km/h) no Mirante de Santana, na zona norte, de 77,8 km/h no Aeroporto de Guarulhos e de 64,8 km/h no Aeroporto de Congonhas, na zona sul.

A previsão para hoje é tempo instável e chuvoso e as temperaturas devem cair. A máxima não deve superar os 24ºC e a mínima os 17ºC . Os percentuais de umidade do ar ficam entre 70% e 98%. Amanhã (29), o tempo instável predomina, começando com chuvas isoladas entre a madrugada e boa parte do período da manhã. O sol aparece entre muitas nuvens à tarde, com mínima de 17ºC e  máxima de 23ºC.

Interior do estado e Baixada Santista

Na cidade de Campinas, no interior do estado, choveu 31 mm na noite de ontem e durante a madrugada. A cidade teve dois alagamentos, um na Avenida Abolição e outro que atingiu uma casa na Rua Paulo de Corte, no Jardim Carlos Lourenço. A Defesa Civil atendeu também destelhamentos e queda de poste, na Avenida Suaçuna.

Na cidade, houve 11 quedas de árvores, uma delas sobre um veículo na Avenida John Boyd Dunlop. Trinta semáforos apresentaram falha na região central, em vias como a Barão de Itapura, Francisco Glicério, Andrade Neves, Orosimbo Maia e Amoreiras.

Nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e Guarujá, no litoral paulista, 500 mil casas ficaram sem energia elétrica. A CPFL Energia informou que precisou dar prioridade ao reestabelecimento nos hospitais, nas unidades básicas de saúde, a clientes com UTI domiciliar, escolas e prédios públicos.

Durante a manhã, a distribuidora considerava a situação normalizada, com 4 mil casos pontuais de falta de energia nas cidades de Santos, São Vicente e Praia Grande. A CPFL informou que trabalha com todo o seu contingente para religar a energia nesses locais. Segundo a prefeitura de Santos, praticamente toda a cidade ficou sem energia elétrica e, por esse motivo, quase todos os semáforos deixaram de operar. Por volta das 8h, o problema foi solucionado.

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário