one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Servidores do INSS voltam a ocupar superintendência em São Paulo

Criado em 03/09/15 20h04 e atualizado em 03/09/15 20h23
Por Bruno Bocchini Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Servidores em greve do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltaram a ocupar nesta quinta-feira (3) a superintendência do instituto na capital paulista, na região da Santa Efigênia. Segundo o comando de greve, eles permanecerão no local até que o governo reverta o corte do ponto dos servidores e apresente uma nova proposta salarial.

Essa é a segunda vez que os servidores paulistas ocupam a sede do INSS em SP. Na semana passada, eles permaneceram na superintendência por três dias. Hoje, o terceiro andar do prédio, onde funciona o gabinete do superintendente, estava tomado por dezenas de servidores de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Vamos continuar exigindo a abertura real de negociação e também a reversão do corte dos dias parados. Há oito gerências executivas no estado de São Paulo com corte de ponto. Agora, os servidores estão passando por uma situação de penúria. A culpa da greve durar quase dois meses é do governo, que suspendeu por três semanas a negociação”, disse Nelson
Novais Rodrigues, do comando estadual de greve.

Na terça-feira (1º), em assembleia, os servidores decidiram manter a paralisação, iniciada em 7 de julho e que continuará pelo menos até sexta-feira (11), para quando está agendada nova assembleia.

“Mais de 70% dos servidores já poderiam se aposentar. Eles não fazem, porque nosso vencimento básico é em torno de R$ 970. Os adicionais são gratificações, que não levamos quando nos aposentamos. Perdemos mais de 50% desse quantitativo”, afirmou Sônia Alves, do INSS do Rio de Janeiro, que participava da ocupação em SP.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão o reajuste de 27,6% nos salários, em parcela única, de modo a repor as perdas salariais desde 2010, a realização de concurso publico para contratação de mais servidores e a incorporação das gratificações, que representam cerca de 70% dos salários.

“Temos servidores trabalhando há mais de 40 anos sem condições físicas ou emocionais, mas, por conta dessa questão financeira, se arrastam atendendo. São pessoas com síndrome de pânico e depressão. As ferramentas de trabalho são aquém da necessidade. Temos sistemas que caem o tempo inteiro. Não temos estrutura”, destacou Sônia Alves.

Em nota, o INSS informou que está aberto à negociação e que analisa a pauta de reivindicações. “A direção do INSS colocou-se à disposição das entidades para discutir, de forma aprofundada, toda a pauta reivindicatória, quer pela efetiva análise dos temas sob sua alçada, quer pelo encaminhamento das propostas de responsabilidade do Ministério do Planejamento.”

Segundo o INSS, a Central de Atendimento 135 está à disposição para informar a situação do atendimento nas agências, adotar providências de reagendamento dos serviços e para orientações gerais. “Para quem não for atendido em decorrência da greve, o INSS considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros nos benefícios.”

O órgão classificou a ocupação da sede da superintendência de “desnecessária”, que gerou situações de “constrangimento e intimidação”. “Apesar das tentativas de acordo, desnecessárias situações de constrangimento e intimidação ocorreram, a exemplo das ocupações nas sedes do Instituto em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.”

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário