one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

STF: pedido de vista interrompe julgamento sobre corte de ponto de grevistas

Criado em 02/09/15 18h55 e atualizado em 02/09/15 19h03
Por André Richter Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a discutir hoje (2) se a administração pública pode cortar o ponto de servidores grevistas de forma automática, sem decisão da Justiça. Diante da falta de legislação sobre greve no serviço público, os sindicatos temem que a eventual decisão do Supremo a favor do corte inviabilize o direito constitucional de greve.

Na prática, o corte automático já ocorre nos órgãos públicos, mas a discussão vai pacificar as decisões do Judiciário. Após um voto a favor e outro contra o desconto automático, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso.

A Corte julga um recurso no qual o estado do Rio de Janeiro tenta derrubar decisão do Tribunal de Justiça que proibiu a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de descontar dias não trabalhados de servidores que aderiram ao movimento grevista em 2012. 

Na sessão de hoje, o ministro Dias Toffoli, relator da ação, votou pelo desconto dos dias parados. Toffoli citou precedentes da Corte, que já considerou lícito o administrador público cortar o pagamento. Para o relator,  o desconto deve ser regra. O ministro Edson Fachin divergiu de Toffoli e entendeu que o desconto somente pode ser efetuado no caso de abusividade da greve. “A compensação dos dias e horas parados, e mesmo o parcelamento dos descontos, poderão ser objeto de negociação, uma vez que se encontram dentro das disposições discricionárias do administrador”, disse Toffoli.

Durante o julgamento, o advogado da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Fenajufe), Cesar Britto, sustentou que a questão dos descontos dos dias não trabalhados deve ser julgada por um juiz, que não é parte no conflito. Além disso, Britto disse que o servidor tem o direito de exigir melhores condições de trabalho.

“Não é uma questão se deve ou não descontar a remuneração. A questão é quem deve determinar o desconto, quando deve ser discutido o desconto e se é possível a compensação. Estamos falando do momento, e de quem deve definir esse momento. O administrador, que foi arrogante, que justificou a greve?, argumentou o advogado.

No processo, a Advocacia-Geral da União (AGU) defendeu o desconto do ponto dos servidores, por entender que se trata de uma obrigação legal, diante da interrupção do trabalho. Além disso, a AGU alegou que o pagamento dos dias não trabalhados estimula a radicalização do movimento. "Seria manifesto contrassenso que não se estabelecessem para o serviço público condições tão ou mais severas do que as observadas para os trabalhadores em geral no exercício do direito de greve", argumentou a AGU.

Em 2007, o STF decidiu aplicar aos servidores públicos as regras de greve dos trabalhadores da iniciativa privada, diante da omissão do Congresso Nacional, que desde a promulgação da Constituição de 1988, não editou lei específica para disciplinar a matéria.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário