one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Compartilhar:

Ativistas protestam contra extinção e redução de linhas de ônibus no Rio

Criado em 01/10/15 21h57 e atualizado em 01/10/15 23h50
Por Vladimir Platonow Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Manifestantes realizaram hoje (1º) à noite um protesto, no centro do Rio, contra a iniciativa da prefeitura de extinguir 19 linhas de ônibus e encurtar outras dez, principalmente as que ligam bairros da zona norte à zona sul. Com isso, será necessário fazer baldeação no centro para seguir às praias.

Os ativistas se concentraram na Igreja da Candelária e seguiram até o prédio da Central do Brasil. Eles ocuparam duas faixas da Avenida Presidente Vargas, foram seguidos de perto pela Polícia Militar, mas não houve violência.

A professora Mariângela Ferreira carregava um cartaz onde estava escrito “Contra o apartheid social”. Ela classificou a medida como uma forma de racismo.

“O governo está querendo botar um cordão social para separar a população. A praia está na zona sul, mas ela é pública e é um direito de todos. Estão tirando nosso direito de ir e vir e favorecendo as empresas de ônibus, que bancam as campanhas políticas. Quem mais sofre é a juventude pobre e negra. É um processo claro de racismo e apartheid social”, protestou Mariângela.

A vendedora e poetisa Ana Carolina de Oliveira Lopes disse que a iniciativa de extinguir e reduzir o percusso das linhas de ônibus atingirá principalmente os trabalhadores do mercado informal, que não têm bilhete único, e os jovens pobres das favelas.

“É muito errado isso. Quem trabalha e precisa sair da zona norte para a zona sul vai dobrar o que tem de pagar em passagem. Eu não tenho bilhete único, pois meu trabalho não é de carteira assinada”, informou Ana Carolina, que vende seus poemas na praia.

Para o ativista político Vilmar Torres, outra questão preocupante é o desemprego de motoristas e cobradores que a mudança deverá acarretar, pois a prefeitura anunciou que um dos efeitos será a retirada de circulação de 700 ônibus das ruas. “Não podemos aceitar que seja cobrada uma passagem a mais dos trabalhadores e que coloquem em risco o emprego dos rodoviários.”

A prefeitura nega que o plano aumente a exclusão e a desigualdade e assegura que 80% dos passageiros já usam o bilhete único, que garante gratuidade, dentro do período de 2h30min, no uso de dois transportes.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é racionalizar o serviço de transporte, já que, atualmente, 64% das linhas de ônibus se sobrepõem em 80% dos trajetos. Para a prefeitura, a retirada de ônibus das ruas objetiva aumentar a velocidade nos corredores e diminuir a poluição atmosférica.

A primeira etapa do plano de racionalização da frota de ônibus da zona sul da cidade do Rio de Janeiro começa a ser implantada sábado (3). Serão extintas 11 linhas, que cobrem itinerários entre a zona oeste e o centro, e criadas cinco, sendo quatro da zona oeste até a zona sul e uma da zona sul até o centro.

Ao todo, foram analisadas 124 linhas de ônibus e a prefeitura decidiu criar 16 linhas, modificar 41, manter 13 e extinguir 70, afetando 800 mil passageiros por dia. A segunda etapa das mudanças, envolvendo as linhas da zona norte, ocorrerá dia 24 de outubro e a última em 5 de dezembro. A segunda fase, eixo Jardim Botânico-Botafogo, será implementada de janeiro a abril de 2016.

A linha 474 (Jacaré-Jardim de Alah), ligando a comunidade do Jacaré-Jacarezinho, na zona norte, à orla da zona sul, está entre as que serão extintas. Ela também é um dos principais alvos da polícia nas revistas dos ônibus que seguem para as praias.

 

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário