one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Johnson Barros / Ministério da Defesa

Compartilhar:

Brasil conquista 15 medalhas e está em 3° lugar nos Jogos Mundiais Militares

Criado em 08/10/15 15h07 e atualizado em 08/10/15 17h43
Por Agência Brasil* Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

O Brasil conquistou, hoje (8), 15 medalhas nos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul. As medalhas foram nas modalidades natação (6), atletismo (3), taekwondo (3) e ciclismo (3). Com o desempenho, o país subiu para o 3º lugar no ranking de medalhas, com 47 premiações (18 ouros, 15 pratas e 14 bronzes), bem à frente da anfitriã, que ocupa o 4º lugar com 29 medalhas. A China manteve a segunda posição, com 69 medalhas, atrás da Rússia, com 104 medalhas.

Na prova de 50 metros costas masculino, dois atletas subiram ao pódio: os sargentos do Exército Nicholas dos Santos e Henrique de Souza Martins ganharam medalhas de ouro e prata respectivamente. Nos 100m livres, Graciele Hermann e Nicolas Nilo Cesar de Oliveira ficaram com medalhas de bronze.

No revezamento 4x100 medley foram mais duas medalhas: a equipe masculina ficou com a prata e a feminina com o bronze. Com o resultado, o Brasil está em 2º lugar no ranking de natação, atrás apenas da China, com 13 medalhas sendo quatro de ouro.

A gaúcha Graciele Hermann, que além do bronze desta quinta-feira, conquistou uma prata no primeiro dia de competições, disse estar feliz por contribuir para o resultado geral do país. “A cada caída na água, a gente procura dar o máximo para ajudar as Forças Armadas”, afirmou. Para Nilo de Oliveira, também medalhista dos 100 metros livres, o mundial militar é uma boa oportunidade de competir antes da seletiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

As provas de atletismo foram realizadas no Kafac Sports Complex, em Mungyeong e a equipe do revezamento feminino 4X100 levou o ouro. O sargento do Exército Aldemir Gomes ficou com o terceiro lugar nos 200m individual masculino e a sargento Rosângela Santos, além do ouro no revezamento, ganhou medalha de bronze nos 200m feminino. Ontem (7), Rosângela já havia conquistado o ouro nos 100m.

“Este é o meu primeiro mundial como militar e conquistei três medalhas. Mesmo sendo uma competição fora de época, nunca deixei de treinar e me dedicar. Estou fechando essa temporada muito feliz”, comemora a atleta.

Os atletas do taekwondo conseguiram três medalhas nos tatames do complexo esportivo Kafac: duas de ouro e uma de prata. A sargento do Exército Iris Silva Tang Sing, ficou em primeiro lugar na categoria menos de 46 kg. Ela derrotou a iraniana Nahid Kiyanichandeh e conseguiu somar mais 20 pontos rumo à classificação para os Jogos Olímpicos.

No masculino, categoria até 54kg, o sargento da Marinha Venilton Torres Teixeira bateu o iraniano Mahdi Eshaghi, em uma luta de recuperação e também levou ouro. Na terceira decisão, o sargento da Marinha Guilherme Dias Alves não conseguiu superar o iraniano Abolfazl Yaghoubijoubai e ficou em 2º lugar, na categoria até 63 kg.

Já no ciclismo, as atletas brasileiras tiveram muito que comemorar: além do ouro por equipes, o Brasil também conquistou, na prova de resistência, as medalhas de prata e bronze, no individual, com a dobradinha das irmãs Clemilda e Janilde Fernandes. A vencedora da prova foi a russa Natália Boyarskaya.

Nos Jogos Mundias Militares realizados no Rio de Janeiro, em 2011, o Brasil ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas. Para a edição coreana, o objetivo é ficar entre os cinco primeiros países.

*Com informações do Minitério da Defesa

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário