one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chuva antecipa fim de evento-teste de ciclismo no Rio

Criado em 04/10/15 19h35 e atualizado em 04/10/15 19h52
Por Vinícius Lisboa Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Depois de ter sido adiado por pedidos de modificação na pista masculina, o evento-teste do esporte Bike BMX teve seu fim antecipado por causa da chuva que caiu na tarde deste domingo na zona oeste do Rio. Pouco antes das 15h, começou a chover no Parque Radical, onde ficam as pistas, que chegaram a ser cobertas com lona na esperança de que o tempo melhorasse e as provas fossem retomadas.

O diretor de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, explicou que o encerramento antes do previsto foi necessário por questões de segurança: "Não se pode correr em uma pista molhada e expor os atletas a qualquer tipo de risco que não foi calculado."

 Moradores de bairros próximos chegaram a ser trazidos para assistir às competições em um ônibus, mas, quando a chuva ficou mais forte, eles deixaram o parque com a mesma carona.

 Os organizadores aguardaram até as 16h para avaliar as possibilidades de continuar, mas, como a chuva não parou, decidiu-se premiar os que estavam mais bem classificados nas etapas que chegaram a ser realizadas.

Entre as mulheres, a colombiana Mariana Pajon foi a primeira colocada, seguida pela venezuelana Stefany Hernandez e pela americana Brooke Crain. Já entre os homens, Edzus Treimanis, da Letônia, levou o ouro, o francês Amidou Mir, a prata, e o brasileiro Renato Rezende, o bronze.

Renato Resende explicou que o fato de ter sido modificada de ontem para hoje contribuiu para que a pista ficasse mais permável à chuva, já que as vias do percurso de BMX são cobertas com um produto semelhante a uma cola, que demora de dois a três dias para secar. Ele avalia, no entanto, que as modificações feitas pela organização do evento melhoraram a pista: "É uma das mais radicais em que já corri. Está bem legal. Acho que o público vai gostar", disse.

Mesmo após as modificações exigidas pelos atletas e que forçaram o adiamento do evento-teste de bike BMX para hoje (4), a pista masculina não foi usada para as competições do Aquece Rio. Segundo o diretor de esportes da Rio 2016, Agberto Guimarães, os atletas consideraram que a compactação da pista não estava suficiente depois de ter sido alterada de ontem para hoje. Apesar disso, os atletas usaram a pista para treinar na parte da manhã e recomendaram novos ajustes aos organizadores.

"Não estamos decepcionados. Estaríamos se não tivéssemos conseguido testar a pista e ter a avaliação dos atletas e dos técnicos", disse Guimarães. Segundo Guimarães, a Federação Internacional de Ciclismo tinha aprovado a pista anteriormente e mais comunicação entre a federação e os atletas poderia ter evitado o imprevisto. Os atletas se recusaram a correr na pista por considerá-la perigosa, e o evento, que estava marcado para todo o fim de semana, teve que ser realizado apenas no domingo.

O presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, mostrou-se surpreso com o adiamento, porque o delegado técnico da prova estava ciente da pista que a Federação tinha aprovado. "Me surpreendeu muito o delegado técnico ser fraco e não dar as determinações do que deveria ser feito. Quem quisesse descer, descia. Quem não quisesse deveria procurar outro esporte. Esse esporte é radical", criticou.

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, as mudanças "provaram a capacidade de adaptação dos organizadores". "É por isso que tem evento-teste. Para que a gente possa fazer as modificações que eventualmente são necessárias", afirmou Paes.

Na opinião do atleta brasileiro Anderson Ezequiel de Souza Filho, de 19 anos, a pista ficou mais segura com as modificações: "Com essas mudanças, eu gostei muito. Só falta aperfeiçoar alguns detalhes, mas acho que vai dar tudo certo."

Durante os treinos, a atleta brasileira Bianca Chinaglia sofreu uma queda e teve que ser atendida pelo serviço médico do evento.

Editor Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário