one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Chuvas no Rio Grande do Sul provocam segunda maior cheia do Guaíba

Criado em 17/10/15 17h49 e atualizado em 17/10/15 18h12
Por Ivan Richard Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana provocaram hoje (17) a segunda maior cheia do Rio Guaíba, alagando grande parte do cais do porto, no centro de Porto Alegre. No estado, quase 147 mil pessoas foram atingidas pelos eventos climáticos desde a quarta-feira (7) e cerca de 39 mil casas foram danificadas.

De acordo com a Defesa Civil, o nível do Rio Guaíba chegou hoje a 2,93 metros, ultrapassando a marca registrada em 1967. A maior cheia da história ocorreu em 1941, quando o Guaíba subiu 4,76 metros. Devido a alta, foram fechadas todas as comportas construídas para tentar evitar que as águas atinjam a capital gaúcha.

Apesar da ocorrência de chuvas, o número de famílias desalojadas e em abrigos começou a diminuir. Ao todo, 5.352 famílias permanecem desalojadas, 79 a menos que o número registrado ontem (16). A quantidade de famílias desabrigadas passou de 1.917, ontem, para 1.792 hoje. No estado, 100 municípios registraram problemas por causa das chuvas.

Em Santa Catarina, o total de municípios atingidos por eventos climáticos voltou a subir, totalizando 57. As cidades de Lebon Régis e Papanduva decretaram situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil catarinense, 8.135 pessoas foram afetadas, 703 estão desalojados e 437 desabrigados em todo estado. O número de residências atingidas é de 1.663.

No início da tarde, a Defesa Civil alertou para o risco de inundação do Rio Itajaí-Mirim, que está em cota de alerta. Há ainda a previsão de pancadas de chuva intensa no Planalto Norte, entre Porto União e Rio Negrinho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário