one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compras pela internet

Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Compartilhar:

Cobrança de taxa por desistência de compra online é retrocesso, avalia Proteste

Criado em 08/10/15 13h27 e atualizado em 08/10/15 13h34
Por Revista Brasil/Rádio Nacional de Brasília Fonte:Rádios EBC

Entre as propostas de atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em tramitação no Congresso Nacional,está a inclusão da cobrança de taxa por desistência em sete dias para compras online.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Cobrança de taxa por desistência de compra online é retrocesso, avalia Proteste

Para falar sobre o assunto o Revista Brasil entrevistou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Ela explica que ao atualizar o código do consumidor o Senado Federal aprovou que ao devolver o produto comprado via online, o consumidor teria que pagar pela desistência.
 
Maria Inês Dolci esclarece que no comércio tradicional não se paga taxa porque não existe essa possibilidade de desistência pela compra, o produto só pode ser devolvido se tiver algum defeito, ou algum problema com o produto. No caso do comércio eletrônico, que é compra a distância, atualmente, o consumidor tem direito de arrependimento por sete dias, sem ônus para ele.

A coordenadora da Proteste afrima que será um retrocesso caso seja mantido o pagamento de taxa em caso de desistência do produto. De acordo com Dolci, a PROTESTE vai enviar ofício à Câmara e ao Senado para que a proposta não avance.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário