one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Diogo B. Provete/Flickr/CC

Compartilhar:

Famílias quilombolas da Ilha da Marambaia, no Rio, recebem títulos de terra

Criado em 08/10/15 19h00 e atualizado em 08/10/15 19h11
Por Alana Gandra Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A partir de hoje (8), a comunidade remanescente do quilombo da Ilha da Marambaia, no Rio de Janeiro, ganhou vida nova. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, entregou, pela manhã, títulos de propriedade de terra a 100 famílias quilombolas e caiçaras da região. Elas descendem dos antigos quilombolas que ocupam a ilha há mais de 150 anos, informou à Agência Brasil o presidente da Associação dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arquimar), Nilton Carlos Alves. Ao todo, foram titulados 530 hectares, o que significa uma média de 5,3 hectares por família.

“Foi muito tempo de espera e de luta para a comunidade. A titulação vai resolver a questão da construção das casas da comunidade e buscar políticas públicas para educação, transporte, saúde. Ter uma vida mais digna. Agora, passamos a ser reconhecidos como proprietários do nosso território”, disse Nilton Alves.

O processo de titulação começou em 2002, sob a coordenação da Marinha do Brasil, e, para o ministro Patrus Ananias, é um momento histórico. “Eu fico muito feliz com o encontro dos interesses do país presentes nesta belíssima Marambaia: a defesa nacional, com a presença da Marinha do Brasil, e a preservação ambiental, daqueles que estão comprometidos com ela”, disse. Segundo ele, o exemplo da Marambaia pode se transformar em referência para que o Brasil supere todos os conflitos.

O presidente da Associação dos Pescadores e Maricultores da Ilha da Marambaia de Mangaratiba, Robson da Silva Mattos, disse que há 13 anos a comunidade brigava pela titulação. “Agora, vai dar um novo futuro para a gente, um novo horizonte. A comunidade não era reconhecida, porque a Ilha da Marambaia era considerada propriedade da Marinha. Era vergonhoso morar em um local que não era reconhecido”. Com a titulação,  segundo ele, todos vão poder ver que existe uma população nativa que nasceu e cresceu na ilha, desde os tempos dos seus antepassados.

O almirante de esquadra Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro ressaltou a integração existente entre os remanescentes quilombolas e a Marinha do Brasil e que a titulação não “fere, de nenhuma forma, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha da Marambaia”.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário