one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

França e Alemanha fazem apelo para resolver crise dos refugiados

Criado em 07/10/15 16h30 e atualizado em 07/10/15 16h40
Por Aline Moraes Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, François Hollande, fizeram pronunciamento conjunto no Parlamento Europeu, em Strasburgo, na França, apelando por maior integração e cooperação para lidar com o grande desafio que o bloco enfrenta no momento: a crise de refugiados.

Pela primeira vez em 26 anos, líderes dos dois países se dirigiram ao parlamento em um discurso conjunto.

Em 1989, logo após a queda do Muro de Berlim e o fim da Alemanha dividida, o então chanceler alemão Helmut Kohl e o presidente da França à época, François Mitterrand, celebraram o momento histórico, que representava o fim da Guerra Fria e falaram em expansão e fortalecimento do bloco europeu.

Mas, desta vez, o clima é de uma União Europeia ameaçada. A falta de entendimento sobre como lidar com a crise de refugiados criou tensões entre os países-membros. E alguns, como a Hungria, se voltaram para a proteção e os interesses nacionais, com o isolamento de fronteiras com muros e cercas. A aprovação do plano para realocar 160 mil refugiados passou por maioria, não por consenso. “Eu estou convencido de que, se nós não formos além, nós vamos regredir e será o fim do projeto europeu”, disse Hollande.

A ênfase do discurso, nesta quarta-feira (07), foi por maior unidade para enfrentar o desafio de acolher mais de meio milhão de pessoas que cruzaram as fronteiras europeias este ano. “Os padrões humanitários mínimos para acomodação de refugiados e processamento dos pedidos de asilo precisam ser assegurados. Nós precisamos nos orientar com base nos valores dos tratados europeus: dignidade humana, tolerância, respeito aos Direitos Humanos e solidariedade”, afirmou Merkel.

O atual sistema de registro do refugiado no país de chegada foi criticado como “obsoleto”, levantando, mais uma vez, a questão da reformulação das leis de asilo. E ambos os líderes reforçaram a urgência em lidar com os problemas que estão na raiz da crise: a guerra na Síria e a situação na Turquia, onde estão cerca de dois milhões de refugiados sírios e cujo litoral tem sido usado intensamente como rota até a Europa. Formas de cooperação com o governo turco estão sendo discutidas, para que os refugiados possam ser recepcionados e abrigados no país, com apoio da União Europeia.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário