one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Gado morto em navio começa a ser retirado de praia do Pará

Criado em 13/10/15 20h56
Por Da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Parte do gado que morreu semana passada, após um navio afundar em Barcarena (PA), começou a ser retirada hoje (13) da praia do Distrito de Vila do Conde. Centenas de bois mortos foram levados pelas águas do Rio Pará para as margens da praia e ficaram encalhados na areia, provocando mau cheiro e risco para a saúde, segundo os moradores, que usam máscaras para evitar a contaminação.

O governo do Pará montou uma operação de fiscalização nas estradas, mercados e açougues em busca de carne bovina do navio, que, se consumida, pode gerar danos à saúde. Como também houve vazamento de óleo, o Laboratório Central do estado analisa amostras coletadas do rio para monitorar a qualidade da água.

O navio Haidar naufragou na manhã da terça-feira (6) no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no nordeste do Pará, carregado com cerca de 5 mil cabeças de gado. Três praias de Vila do Conde e o pier onde ocorreu o naufrágio foram interditados e proibidos para qualquer tipo de atividade.

De acordo com a Companhia Docas do Pará (CDP), responsável pela administração do Porto de Vila do Conde, a embarcação transportava cerca de 700 toneladas de combustível. O navio tinha 117 metros de comprimento.

A Capitania dos Portos e a Polícia Civil do Pará investigam as causas do naufrágio. Segundo o governo do Pará, os 28 tripulantes da embarcação estão sob a custódia da Polícia Federal.

Moradora da Vila do Conde, Teresa Sousa, informou que a região está “parada” por causa do mau cheiro. “Está impossível trabalhar, sair de casa. Os  comerciantes fecharam as portas e ninguém foi pescar, com medo de contaminação e por conta do cheiro. Isso é prejuízo para todo mundo, porque aqui vivemos da praia.”

Segundo Teresa, vizinhos relaram enjoos e falta de apetite. O município de Barcarena tem 115 mil moradores e a Vila do Conde, 8 mil.

A prefeitura decretou estado de emergência, considerando que a cidade enfrenta uma das piores tragédias ambientais de sua história. O governo estadual, que fiscaliza pontos de venda de carne na região, informou que uma  “grande quantidade” do produto foi apreendida para ser incinerada.

De acordo com a assessoria do governo, dentre os bois que escaparam do barco, alguns capturados por ribeirinhos, muitos acabaram abatidos nas praias, sem controle sanitário. Além disso, a contaminação pelo óleo derramado da embarcação tornam a carne imprópria para consumo humano.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário