one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Tratamento de radioterapia

Imagem:

Compartilhar:

Justiça determina que Sergipe garanta tratamento a pacientes com câncer

Criado em 08/10/15 16h10 e atualizado em 08/10/15 18h00
Por Edwirges Nogueira Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A juíza da 18ª Vara Cível de Sergipe, Christina Machado de Sales e Silva, expediu liminar na qual cobra que o governo do estado se pronuncie sobre as medidas tomadas para garantir atendimento a pacientes com câncer e que precisam de radioterapia.

A juíza deu um prazo de 72 horas, a partir do recebimento da intimação, para que o governo apresente respostas. Hoje, (8), a Secretaria da Saúde informou que ainda não havia sido notificada da decisão judicial.

A determinação da Justiça prevê uma multa de R$ 200 mil em caso de descumprimento da liminar e a responsabilização do governo por crime de desobediência e improbidade administrativa.

A liminar atende a pedido do Ministério Público de Sergipe, que ingressou com Ação Civil Pública em 2013, para que o Governo regularizasse o atendimento aos pacientes que precisam de radioterapia.

Segundo o promotor Antônio Forte, da 9ª Promotoria dos Direitos do Cidadão, a Justiça  havia determinado no ano passado que o Estado adquirisse novo equipamento de radioterapia 3D e que encaminhasse os pacientes de Sergipe para estados vizinhos a fim de iniciar ou continuar seus tratamentos.

Em Alagoas, o serviço é oferecido por dois hospitais, mas o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) é o único que dispõe de equipamento 3D, tecnologia mais avançada no tratamento das formas da doença. São 307 pessoas à espera de tratamento.

Além de haver somente um equipamento em Sergipe, a máquina instalada no Huse opera há 16 anos e, frequentemente, necessita de reparos. A Secretaria da Saúde explica que o aparelho passou recentemente por conserto e funciona em fase de testes, porque são necessários “ajustes preventivos e corretivos”.

“Infelizmente, o estado cria dificuldades para o cumprimento da decisão judicial. A máquina do Huse quebrou ontem mais uma vez e as pessoas voltaram para casa sem fazer radioterapia. O índice de óbitos de pacientes oncológicos é altíssimo no estado”, lamenta o promotor. Em nota, a Secretaria da Saúde explica que “a máquina sofreu uma interrupção no atendimento ontem, mas voltou a funcionar normalmente.”

Sobre a instalação de novo equipamento, a secretaria informa que a licitação para a compra dos aceleradores lineares 3D foi concluída. A etapa atual é a da licitação para contratar empresa responsável pela construção dos espaços onde as máquinas serão instaladas. Em Sergipe, o novo aparelho ficará no Huse. A secretaria estima um prazo de 9 meses para o início de operação do novo equipamento.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário