one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio Paraíba do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Obras para mitigar estiagem no Vale do Paraíba terminam no fim do ano

Criado em 19/10/15 19h29 e atualizado em 19/10/15 19h45
Por Akemi Nitahara Edição:Jorge Wamburg Fonte:Agência Brasil


As obras de implantação do novo sistema de captação e bombeamento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Belmonte, em Volta Redonda, no Vale do Paraíba, no sul fluminense, devem terminar até o fim do ano. O sistema abastece oito municípios da região e capta água do Rio Paraíba do Sul.

Segundo o boletim de hoje (19), da Agência Nacional de Águas (ANA), o sistema Paraíba do Sul estava ontem com 6,11% do volume útil. De acordo com a Agência de Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), serão instalados em Belmonte três conjuntos de motobombas e equipamentos para captação flutuante.

A obra foi determinada no começo do ano pelo Grupo de Trabalho Permanente de Acompanhamento da Operação Hidráulica na bacia do Rio Paraíba do Sul, como medida de contingência para assegurar a captação de água para a região, mesmo se houver redução na vazão dos reservatórios.

“Foram realizadas vistorias, por técnicos da ANA, Inea, Daee, Ceivap e Agevap, que verificaram que alguns municípios tiveram a capacidade dos sistemas de captação de água comprometida, em função da redução da vazão defluente dos reservatórios da bacia do rio Paraíba do Sul. Considerando isso, o Ceivap disponibilizou recursos da ordem de R$ 17.021.600,00 para contratação e execução de obras emergenciais nos sistemas de captação dos referidos municípios”, diz a nota da Agevap.

Segundo a agência, as ações emergenciais para a bacia do Paraíba do Sul também incluem a instalação de equipamentos em Barra do Piraí, Barra Mansa, Três Rios,Vassouras e Sapucaia e melhorias em São Fidelis e São João da Barra, no estado do Rio de Janeiro. No estado de São Paulo, estão sendo feitas adequações em Guararema, Tremenbé e Natividade, desassoreamento do rio em São José dos Campos, Pindamonhangaba e Redenção da Serra e instalação de equipamentos em Aparecida e Jacareí.

Na Região Serrana do Rio, a partir de novembro, as cidades de Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Carmo e Santa Maria Madalena vão receber as ações emergenciais do programa Rio Rural, da Secretaria de Estado de Agricultura, que já atende as regiões Norte e Noroeste do estado, além de São Sebastião do Alto, Trajano de Morais e Cantagalo, na serra.

O apoio ao enfrentamento da estiagem nas áreas rurais tem apoio do Banco Mundial e inclui repasse direto de recursos para a recuperação de nascentes, replantios da Mata Atlântica e implantação de área de recarga.

Sobre a falta de água relatada desde a semana passada por moradores de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) informa que o sistema Imunana-Laranjal, que abastece a região, já foi normalizado. “As chuvas deste fim de semana contribuíram para a retomada do sistema Imunana-Laranjal, que está normalizado, operando com 100% da vazão e todas as bombas em funcionamento”.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário